Parâmetros Cadastrais: Eixo Salvaguarda de Acervos

Cadastro BásicoNível 1Nível 2Nível 3
1. A instituição possui inventário de acervo atualizado.1. A instituição possui livro de tombo ou similar com registro legal ou publicizado em imprensa oficial.1. A instituição mantém atualizado anualmente o livro de tombo ou similar com registro legal ou publicizado em imprensa oficial.
2. A instituição possui procedimentos de entrada e saída de acervo.2. A instituição elabora documentação de seu acervo.
3. A instituição possui um programa de gestão de acervo.1. A instituição possui uma política de acervo.
2. A instituição adota critérios e procedimentos baseados em normas internacionais para gestão dos acervos – como Spectrum, AFRICOM, CIDOC, Object ID, Dublin Core, entre outros.
4. A instituição possui um banco de dados para registro de acervo museológico - como Excel, Access, Donato, entre outros.3. A instituição possui base de dados do acervo, podendo ser acessada pelo público, em seu nível de consulta mínimo, de forma remota.
5. A instituição disponibiliza instrumentos de pesquisa ao público (geral ou pesquisadores) sobre o acervo museológico.
3. A instituição possui uma área de guarda de acervo.6. A instituição possui uma área de guarda para conservação do acervo que se configura como uma reserva técnica.
7. A instituição mantém o acervo em condições específicas de umidade, temperatura e iluminância, uso de mobiliário e equipamentos técnicos adequados para manuseio e armazenamento, compatíveis com as características de cada coleção que o museu possui.
2. A instituição realiza ações de conservação preventiva de acervos de patrimônio material e/ou suportes de patrimônio imaterial.4. A instituição realiza ações de higienização, conservação e manejo de acervos.8. A instituição possui um programa de conservação de acervo.
5. A instituição possui área de higienização, conservação e manejo de acervos.
6. A instituição possui diagnóstico atualizado de conservação do acervo.
4. A instituição realiza o registro de patrimônios imateriais salvaguardados pela instituição nas instâncias competentes (CONDEPHAAT, IPHAN, etc.)
Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo