Parâmetros Cadastrais: Eixo Comunicação e Serviços ao Público

Cadastro BásicoNível 1Nível 2Nível 3
1. A instituição possui acesso público, gratuito ou pago, com horários de abertura previamente definidos e publicizados.1. A instituição possui uma política com normas e diretrizes de atendimento ao público.
2. A instituição possui um instrumento de controle de visitantes.
3. A instituição mantém exposições de longa duração a partir de seu acervo.2. A instituição realiza exposições temporárias rotineiramente relacionadas à suas linhas de pesquisa por meio de parcerias.1. A instituição produz exposições temporárias a partir de seu acervo
2. A instituição desenvolve exposições itinerantes para outros espaços
3. A instituição elabora e atualiza a Política de Exposições do museu.
4. A instituição possui uma área de exposições temporárias.
5. A instituição possui sinalização interna e externa ao edifício.
6. A instituição possui serviço de atendimento a pesquisadores.3. A instituição possui área específica para atendimento a pesquisadores.
1. A instituição estimula a produção cultural na área temática foco do museu, por meio de premiações, projetos de residência artística e bolsas de estudo.
2. A instituição elabora sistematicamente catálogos das exposições.
7. A instituição elabora e atualiza a Política de Programação Cultural do museu.
8. A instituição elabora e atualiza Programa de Comunicação institucional.
9. A instituição possui rotina sistemática de atualização da programação e serviços do museu em seus canais de comunicação.
10. A instituição possui canais de comunicação e relacionamento com seus públicos.
4. A instituição oferece ações educativas.11. A instituição possui Programa Educativo implantado.4. A instituição desenvolve e executa ações, programas e projetos estruturados para públicos diversificados (estudantes, idosos, pessoas com deficiência, etc.).3. A instituição desenvolve ações educativas extra-muros.
5. A instituição realiza ações de formação para públicos específicos, tais como professores, educadores sociais, agentes de turismo, etc.
6. A instituição elabora materiais e publicações diversas (como materiais educativos, livros e revistas), contribuindo para ampliação do conhecimento geral e específico acerca das linhas de atuação e dos principais temas do museu.
12. A instituição elabora instrumentos de avaliação específica das ações educativas desenvolvidas.
7. A instituição possui uma área específica para realização de ações educativas.
13. A instituição possui canais para divulgação da programação e serviços disponíveis (site, boletins, newsletter, convites, etc.).8. A instituição elabora rotineiramente material de comunicação referente às exposições (ex.: folder).4. A instituição divulga suas pesquisas referentes ao acervo por meio de publicações, catálogos, artigos e outros materiais.
9. A instituição possui acessibilidade comunicacional aos conteúdos do museu para pessoas com deficiência e estrangeiros.
Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo