Sorocaba: Cadastro Estadual de Museus tem difusão ampliada com a realização do EPMi

Postado em: 18 de outubro de 2019 | CEM-SP

Inscrições para o encontro e suas oficinas gratuitas podem ser feitas até as 17h do dia 25 de outubro

O Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste), que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no SESC Sorocaba, tem como proposta debater questões relacionadas a gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari, pelos temas explorados o EPMi reverbera reflexões sobre práticas relativas aos parâmetros que compõem o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), criado  para auxiliar os museus paulistas a se tornarem qualificados e capacitados para atuar no cumprimento de suas missões como instituições de memória a serviço da sociedade.

Atualmente, o CEM-SP é a principal ferramenta de trabalho do SISEM-SP e o EPMi, por sua proximidade com os agentes locais e por oferecer discussões e exemplos de práticas desenvolvidas em museus da região, é mais uma oportunidade de contato e de incentivo para aquelas instituições que ainda não deram início ao seu processo cadastral. Além disso, o Encontro tem como base de sua programação eixos orientadores do cadastro, como gestão, governança, segurança e infraestrutura em museus, temáticas que sempre são abordadas logo no primeiro dia do evento em paineis que contam com a participação de convidados especiais a cada edição.

Para o Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP), um dos principais objetivos do EPMi é levar para diferentes regiões do estado, atividades que visam a qualificação de temas relacionados ao CEM-SP. O fato de o encontro ser itinerante propicia aos museus mais distantes da capital, independente de seu porte e tipologia, o acesso às orientações proporcionadas pelo CEM-SP, podendo assim, colocá-las em prática mais facilmente, de acordo com a realidade local, e promovendo a articulação entre os museus e seus profissionais da região.

CEM-SP hoje

Levantamento do SISEM-SP realizado em 2010, aponta que existem 415 instituições museológicas mapeadas no estado de São Paulo. Até o momento, tivemos 181 instituições aderindo ao Cadastro até maio deste ano. Dessas 181 instituições, 160 iniciaram o preencimento do Instrumento de Quafilicação Básico, o que corresponde a 88,4% das instituições.

Atualmente, a plataforma ADA, que gerencia o banco de dados do CEM-SP, conta com 1.448 usuários cadastrados. São usuários aqueles que fizeram login para inserir instituições museológicas no CEM-SP e também os profissionais e pesquisadores que se inscrevem nas ações do SISEM-SP. Com a intermediação da plataforma digital, é possível saber que o Estado conta com mais de mil profissionais atuantes e interessados na área de museus, o que permite ao Sistema estimar a dimensão de sua cadeia produtiva na perspectiva da economia criativa. Quem criou um perfil na plataforma tem suas informações salvas para se inscrever nas ações do SISEM-SP, como o EPMi. Por isso, é importante que se mantenha o máximo possível das suas informações atualizadas.

Vantagens da adesão ao CEM

Ao aderir ao CEM-SP, entre outros benefícios, como ter a sua qualificação reconhecida e acesso diferenciado a fontes de financiamento público por meio de editais, a instituição recebe como contrapartida uma visita técnica e um conjunto de relatórios analíticos que têm por objetivo oferecer orientações para a estruturação técnica e gestão institucional destes equipamentos culturais.

Até o momento, foram emitidos pelo GTC SISEM-SP 69 pareceres básicos, o que significa que essas instituições museológicas já passaram por uma visita técnica de aferição e tiveram relatórios técnico e situacional elaborados.

O Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) emitiu, até agora, 67 pareceres, ou seja, 67 museus tiveram seu processo cadastral básico encerrado e, consequentemente, toda a documentação como relatórios e pareceres foram disponibilizados para os gestores desses museus.

Ribeirão Preto, Campinas, Birigui e Bauru já receberam o EPMi, que terá sua próxima edição realizada no Sesc Sorocaba (EPMi Sudoeste), nos dias 30 e 31 de outubro. As inscrições para o Encontro e suas oficinas gratuitas são distintas e devem ser feitas até as 17h do dia 25 de outubro, no site do SISEM-SP, por meio do link https://cem.sisemsp.org.br.

O último encontro de 2019 será em São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral), em 27 e 28 de novembro.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)

Quando: 30 e 31 de outubro

Onde: SESC Sorocaba

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP

Inscrições: até as 17h do dia 25 de outubro, no https://cem.sisemsp.org.br/

Gratuito

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo