Cadastro Estadual de Museus: reunião em São José do Rio Preto

Postado em: 26 de setembro de 2017 | CEM-SP

Encontro ocorre dia 27 de setembro, a partir das 09h00, na Biblioteca Municipal

Apresentar a importância de aderir ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e debater propostas de ação com representantes de museus da região de São José do Rio Preto. Esse é o objetivo de reunião dia 27 de setembro, às 09h00, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão (Biblioteca Municipal), em São José do Rio Preto. O encontro é organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado.

O CEM-SP estabelece os critérios para identificar quais instituições podem ser reconhecidas legalmente como museus, tendo como base três eixos: Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e Comunicação e Serviços ao Público.

Além de ser a ferramenta que agora irá compilar todas as informações relacionadas ao setor museológico paulista, é por meio dos dados do CEM-SP que serão estabelecidas políticas públicas para o setor, repasse de verbas, exposições itinerantes, entre outros serviços.

“Aderir ao Cadastro é importante para qualquer museu, independentemente de seu porte e estrutura. O CEM-SP irá permitir que as instituições tenham ainda mais conhecimento de sua realidade e possam receber visitas de diagnóstico e orientações técnicas – o equivalente a uma consultoria especializada”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, que comandará o encontro em São José do Rio Preto.

Em 2010, ano do último levantamento do setor feito nos 96 municípios da Região Administrativa de São José do Rio Preto, foram listados 14 museus – dado que deve ser revisado após as atualizações promovidas pelo CEM-SP.

“Todas e quaisquer providências em relação à preservação de obras de arte, à manutenção dos museus dentro dos padrões e aquisição de obras para acervos serão bem-vindas”, observou o diretor de Museus da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto, Romildo Sant’Anna.

SERVIÇO

Reunião da Representação Regional do SISEM-SP em São José do Rio Preto
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão (Biblioteca Municipal)
Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01/1º andar
Dia: 27 de setembro
Horário: a partir das 09h00
Informações: (11) 3339-8208

Fonte: SISEM-SP / SEC

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo