Cadastro Estadual de Museus é tema de reunião em Olímpia

Encontro ocorre dia 26 de setembro, a partir das 09h00, no Paço Municipal

Museus da região de Barretos reúnem-se dia 26 de setembro, das 09h00 às 12h00, no Paço Municipal de Olímpia, para debaterem assuntos em comum e conhecerem detalhes do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). O encontro é organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado.

O CEM-SP estabelece os critérios para identificar quais instituições podem ser reconhecidas legalmente como museus, tendo como base três eixos: Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e Comunicação e Serviços ao Público.

Além de ser a ferramenta que agora irá compilar todas as informações relacionadas ao setor museológico paulista, é por meio dos dados do CEM-SP que serão estabelecidas políticas públicas para o setor, repasse de verbas, exposições itinerantes, entre outros serviços.

“É fundamental que todos os museus, independentemente de tamanho, busquem aderir ao Cadastro. Por meio do CEM-SP, as instituições terão maior clareza sobre sua realidade e poderão receber visitas de diagnóstico, orientações técnicas e melhorar ainda mais suas estruturas”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, que comandará o encontro em Olímpia.

Em 2010, ano do último levantamento do setor feito nos 19 municípios da Região Administrativa de Barretos, à qual pertence Olímpia, foram listados sete museus – informação que deve ser revisada após as atualizações promovidas pelo Cadastro.

Para a diretora do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, Rosely Mayse Seno, o encontro irá estabelecer ainda mais a interação entre os museus, facilitar a troca de ideias e soluções de problemas relativos a todas as instâncias que envolvem a área museológica. “O Cadastro também irá promover a integração nas áreas de interesse cultural.”

SERVIÇO

Reunião da Representação Regional do SISEM-SP em Olímpia (RA de Barretos)
Local: Paço Municipal de Olímpia
Endereço: Praça Rui Barbosa, 54, Centro
Dia: 26 de setembro
Horário: a partir das 09h00
Informações: (11) 3339-8208

Fonte: SISEM-SP / SEC