Cadastro Estadual de Museus é apresentado durante 8° EPM

 

A oitava edição do Encontro Paulista de Museus (EPM) reservou  momentos importantes para o setor, como o lançamentodo Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), cuja apresentação aconteceu no último dia do evento (15/6), às 9h, em São Paulo. O EPM teve realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O CEM-SP foi discutido e elaborado coletivamente com a participação das instituições da capital, interior e litoral, e profissionais da área de cultura. A partir da sua implantação, ele se constituirá como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas em toda sua diversidade, visando a uma efetiva contribuição para a formulação de políticas públicas para o setor.

“O Cadastro Estadual de Museus, na forma como está concebido, será uma ferramenta importante para mapear e orientar as políticas públicas para os museus paulistas, configurando, certamente, uma bússola para os próximos anos do SISEM-SP”, comenta o secretário da Cultura Marcelo Mattos Araujo.

No Encontro, que celebrau os 30 anos de atuação do SISEM-SP, além de palestras e mesas de debate com participação de expoentes nacionais e internacionais da museologia, também promoveu às eleições do novo Conselho de Orientação (COSISEM) e dos Representantes Regionais que, juntos com o Grupo Técnico do SISEM, têm papel fundamental na definição das prioridades e no planejamento das ações da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para as regiões que representam.

 Logo epm

Serviço:
8° Encontro Paulista de Museus
Datas: de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – das 9h às 18h; 2° Dia – das 9h às 17; 3° Dia – das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP), SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP), na Pinacoteca (Praça da Luz, n°2 – Luz), da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, n°66 – Santa Ifigênia) e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp (Largo General Osório, n°147 – Luz)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: até 9/6/2016; www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita