No Museu da Língua Portuguesa, por meio de recursos tecnológicos e ambiente multimídia, o conteúdo do equipamento criado em 2006 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é tratado de forma única, lúdica e inusitada. Sons, imagens, filmes, computadores, projeções holográficas, painéis digitais e recursos interativos se unem para mostrar a trajetória da Língua Portuguesa e como ela serve de fator de união cultural entre os países que a falam.

O Museu também busca aproximar a língua do cidadão, usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa. O equipamento promove o intercâmbio entre os diversos países de língua portuguesa, através de cursos, palestras e seminários, entre outras atividades. Além dos espaços expositivos permanentes e temporários – em geral, homenagem a grandes escritores -, o Museu da Língua Portuguesa desenvolve uma série de ações paralelas. São diversas apresentações gratuitas de contadores de histórias e pequenos espetáculos teatrais.

Periodicamente, o espaço térreo recebe atividades que valorizam a oralidade, voltadas para o público infanto-juvenil. Os cursos de capacitação para contadores de histórias, ciclos de leitura, oficina de escrita são alguns deles. Essas atividades são sempre coordenadas por profissionais capacitados, de acordo com a temática a ser desenvolvida.

O serviço educativo do museu conta com uma equipe especializada composta por uma coordenadora, um supervisor e cerca de 30 jovens universitários ou recém-formados, oriundos das áreas de Letras, História, Arquitetura e Sociologia, entre outras. Esta equipe é responsável pelas visitas monitoradas realizadas com pré-agendamento por escolas (públicas e particulares), durante a semana, e visitas monitoradas realizadas com o público espontâneo aos sábados e domingos.

Há também educadores aptos a prestar serviço de monitoria em idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano e japonês. Semanalmente, a equipe recebe em torno de 1.600 pessoas em visitas monitoradas. O museu da Língua Portuguesa possui acervo predominantemente virtual combinando arte, tecnologia e interatividade. As exposições utilizam objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas.

Serviços

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo-SP – Metrô e CPTM Luz

Telefone: (11) 3322-0080

Funcionamento: Fechado para restauro

Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br