O Museu, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo preservar a memória e difundir a história do pintor Candido Portinari e está localizado em Brodowski, 343 km da capital.

Inaugurado em março de 1970, o Museu Casa de Portinari tem no imóvel em que está localizado uma das suas principais atrações. Foi nele que Candido Portinari, renomado pintor da arte moderna brasileira, viveu durante toda a infância e parte da adolescência. Seus cômodos e anexos contam a história do artista e guardam suas obras, bem como desenhos, estudos, objetos pessoais e profissionais, utensílios, móveis e documentos que lhe pertenceram. Em maio de 2014, o Governo do Estado finalizou uma grande reforma no imóvel, garantindo a preservação do local, que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na obra, as pinturas murais foram totalmente restauradas e passaram também por um processo para estabilizar sua fixação nas paredes da casa, garantindo longevidade a esse patrimônio artístico.

A coleção de maior expressividade do Museu é constituída por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, realizadas pelo próprio pintor nas paredes de sua casa. Os trabalhos são bem variados, desde os primeiros estudos na fase de formação a obras-primas executadas quando Portinari já era um pintor reconhecido.

Além de expor as pinturas e os objetos que fizeram parte da vida de Portinari, o Museu possui uma sala de pesquisa com vasto material sobre o artista, entre livros, revistas, catálogos, reportagens e artigos jornalísticos publicados no Brasil e no exterior.

De forma complementar, o Museu Casa de Portinari realiza, ainda, uma série permanente de atividades culturais, como os projetos “Férias no Museu”, “Oficinas Andantes” e “Semana de Portinari”, entre outros.

O Museu Casa de Portinari é acessível para todos os públicos e oferece materiais em Braille, alto relevo, maquetes e audioguias, além de DVD em libras e rampas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Serviço

Endereço: Praça Cândido Portinari, 298 – Brodowski – SP

Telefone: (16) 3664-4284

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h, incluindo feriados.

Entrada franca

Site: www.museucasadeportinari.org.br