Zooparque de Itatiba inaugura Museu de História Natural

A origem e a evolução da vida são contadas no espaço de 2,4 mil metros quadrados

Quem curte Pré-História e a forma como o homem, os animais e o meio ambiente interagiram e se desenvolveram nesse período tem uma boa opção de passeio em Itatiba, a 82 km de São Paulo.

Trata-se do Museu de História Natural do Zooparque, que abriga 1.200 animais de 180 espécies em uma área de mais de 500 mil metros quadrados. O zoo reabriu em agosto de 2020 com a nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, primeira da categoria no país. É possível conhecer mais sobre a Pré-História brasileira por meio de réplicas de fósseis, reproduções do ambiente e painéis explicativos. Entre os temas abordados durante o passeio estão a origem da vida no planeta, os dinossauros brasileiros, as mudanças e extremos climáticos e a evolução humana. A visitação no espaço de 2,4 mil metros quadrados é autoguiada. 

Segundo o museu, a nova atração quer promover o conhecimento do ambiente natural e do papel do ser humano como parte integrante dele. Assim, podemos focar no futuro e estimular mudanças positivas e sustentáveis. O Zooparque mantém uma parceria com o Evolutions Museum Schmiding, em Krenglbach, na Áustria. 

O Zooparque Itatiba é considerado o maior zoológico privado do país e também atua em projetos de conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira, como o Projeto Pato Mergulhão, em parceria com o ICMBio. Hoje, o zoológico é a única instituição no mundo que mantém a espécie Mergus octosetaceus, eleita a “Embaixadora das Águas do Brasil” no 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, sob seus cuidados. A reprodução de espécies ameaçadas também é um dos focos: em setembro, o zoo comemorou o nascimento de um filhote de girafa Rothschild (uma das subespécies de girafa mais ameaçadas do mundo), dois de mico-leão-dourado e um de tamanduá-bandeira.

Fonte: Revista Viagem e Turismo / Por Mirela Mazzola