Apresentação da exposição

A série retrata um grupo de adolescentes entre 15 e 17 anos da cidade de Húsavík – uma comunidade pesqueira de dois mil habitantes no extremo norte da Islândia. Húsavík tem apenas uma rua principal, a igreja luterana que se abre todos os domingos e uma lanchonete. “Não importa onde você esteja, a montanha está em quadro o tempo inteiro. O frio corta o rosto como vidro afiado, e com a chegada do solstício de verão, o céu sempre tem um azulado estranho, digno de pesadelo”, descreve a artista Camila Svenson.

É neste cenário que a fotógrafa conviveu, durante um período de três meses, com um grupo de jovens diariamente, e assim nasceu a série. O título da série vem de uma inscrição existente na parede do quarto de uma das jovens. Este momento é relatado pela fotógrafa: “No penúltimo dia fui fotografar uma das meninas que faltava. Ao entrar no quarto dela e ver este adesivo colado na parede, YOU WILL NEVER WALK ALONE, logo soube que este seria o título. A frase resume a troca que aconteceu com estes adolescentes e remete à sensação que temos nesta idade de que os laços que temos são infinitos e fortes, e que vão ser uma constante sempre. You Will Never Walk Alone tem a ver principalmente em como essas pessoas se pertencem como grupo, como unidade”.

Descrição do acervo

Acervo composto de 15 fotografias que compõe a série “You will never walk alone”, de Camila Svenson. A coleção é fruto da convocatória Nova Fotografia, que seleciona anualmente 6 novos artistas para uma exposição inédita no MIS. Os trabalhos se distinguem por sua qualidade e inovação, os conteúdos são incorporados ao acervo permanente da instituição e as séries franqueadas à itinerência.

Suportes utilizados

15 impressões ampliadas em papel algodão com moldura mini caixa de madeira 1cm. Sem vidro.

Dimensões dos suportes: 1 ampliação 100 cm x 90 cm; 4 ampliações de 70 cm x 90 cm; 10 ampliações de 78 cm x 68 cm.

Custos e/ou contrapartidas: Custos com montagem e recepção de abertura.

Necessidades para montagem: Galeria/espaço expositivo ao abrigo de luz solar e intempéries naturais e estruturas onde as imagens possam ser fixadas como paredes, paredes móveis, etc.

Área mínima para montagem: A área mínima deve ser calculada pela parceira, uma vez que suportes individuais ou o uso das paredes fixas do local podem ser definidores da exequibilidade.

Ações complementares: Há a possibilidade de uma visita guiada com a fotógrafa acontecer no dia da abertura da exposição. (Obs.: Ação realizável de acordo com a disponibilidade e agenda dos envolvidos).

Contato

Museu da Imagem e Som de São Paulo – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo/SP (Região Metropolitana de São Paulo)

Telefone: (11) 2117-4777, Ramal 314

Responsável: Renan Daniel

E-mail: renandaniel@mis-sp.org.br