Xilomóvel + Cláudio Caropreso

Sobre a exposição:

Esta exposição tem como primeiro objetivo apresentar um conjunto de xilogravuras que evidencie a troca de experiências entre o artista Cláudio Caropreso e o grupo de artistas que compõem o projeto Xilomóvel – Ateliê Itinerante.

Por meio desse conjunto, os integrantes pretendem confrontar e reunir seus diversos métodos de produção de xilogravuras, tanto através da composição de diversas matrizes, impressas com e sem registro, como através do processo da “matriz perdida”.

O conjunto procura evidenciar os processos de criação, construção e impressão da xilogravura para o público em geral, através do contato com as obras, ferramentas e matrizes. Ao revelar ao público a origem artesanal dessas técnicas de reprodução de imagens, de onde foram derivadas as atuais tecnologias gráficas industriais, estamos compartilhando uma linguagem artística e também uma maneira de entender e apreender o mundo, através da construção de imagens reproduzíveis.

Outra questão que o conjunto evidencia são as trocas entre os artistas: de matrizes, de informações, técnicas, reflexões, enfim, uma bagagem que é compartilhada e emerge no trabalho individual como marcas de outrem, não como interferências, mas como contribuições e diálogos.

Serviço:
De 16 a 31 de Maio, 2013, de segunda a sexta-feira, das 9:00 as 17:00 horas
Galeria de Artes da Unicamp, no térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes,
Rua Sérgio Buarque de Holanda, sem número.
Unicamp