XII Encontro Histórico Ferroviário de Bauru é atração do fim de semana

Neste fim de semana, dias 2 e 3 de outubro, acontece o XII Encontro Histórico Ferroviário de Bauru – edição virtual, em uma parceria entre o Museu Ferroviário Regional de Bauru e o Museu Histórico municipal de Bauru.

O evento, que ocorre anualmente em comemoração à Semana da Ferrovia, celebrando o aniversário da chegada da Noroeste do Brasil em Bauru, acontece de forma virtual, por conta da reforma de modernização pela qual o Museu Ferroviário passa no momento.

Confira a programação:

2 de outubro

I Seminário do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Bauru

Inscrições: https://forms.gle/rQ4qjJ6HfK9AzkBc6

Acesso: https://www.youtube.com/c/PrefeituraDeBauruoficial

Endereço da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag): Rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, 1-15

-MuseuCast – Ferrovia para todos com Alex Gimenez Sanches

Horário: 19h

Acesso: https://youtu.be/okoqtqO_grA

O Museucast deste mês comemora a semana da ferrovia integrando o XII Encontro Histórico Ferroviário com a participação do Historiador Alex Gimenez Sanches, coordenador do projeto Ferrovia para todos, que conta um pouco mais sobre a história deste importante projeto para a memória ferroviária e para a preservação dos Patrimônios Culturais Industriais Ferroviários.

3 de outubro

Exposição virtual – Trilhos e Memórias

Horário: 18h

Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru – MFRB Museu Histórico de Bauru e Secretaria de Cultura de Bauru

Exposição virtual com fotos que contam um pouco sobre a história da ferrovia em Bauru e região. A exposição foi inteiramente montada de maneira remota e o visitante poderá acessar o saguão da antiga estação ferroviária virtualmente em 360º. As fotos integram o acervo do Museu Ferroviário Regional de Bauru.

MuseuCast – A História da Locomotiva 278 com Douglas Ruzzon

Horário: 19h

Local: https://youtu.be/8QbSj0Aql0Q

A segunda parte do Museucast deste mês, em comemoração a semana da ferrovia e integrando o XII Encontro Histórico Ferroviário, convida o historiador e maquinista Douglas Ruzzon para contar sobre a história da locomotiva maria fumaça 278, que completa, em outubro, 102 anos de existência.

Fonte: Museu Ferroviário Regional de Bauru