Volume especial da Revista Ventilando Acervos está disponível para download

A edição reúne memórias do IV Seminário de Política de Acervos – Memórias e Patrimônios LGBT, promovido entre os dias 04 e 06 de novembro de 2019, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC).

Os textos, oriundos das comunicações realizadas no evento, apresentam um panorama das múltiplas possibilidades de enfrentamento dos espaços de memória frente às estratégias fóbicas e de invisibilização das sexualidades e identidades de gênero no Brasil.

São, ao todo, nove trabalhos que abordam as ausências das travestis no museu, o corpo como arquivo, a competência em informação para pessoas trans, os acervos e os lugares de memória LGBTI+, a memória como direito, as LGBTfobias museológicas, alguns relatos e questões levantadas a partir do encontro (tanto em texto como em vídeo), além de outros assuntos relacionados.

Saiba Mais
A Revista Eletrônica Ventilando Acervos é uma publicação idealizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Confira as normas de publicação, a edição atual e as anteriores em: http://ventilandoacervos.museus.gov.br

Fonte: MVM