Visitantes ‘pisam’ em quadro de Van Gogh em exposição tridimensional

Escada com obra ‘Os Girassóis’ é parte de exposição em Hong Kong.
Museu Van Gogh criou técnica para reproduzir obras de forma fiel.

2013-07-15t090816z 20967420
Visitantes descem escada com reprodução do quadro ‘Os Girassóis’, de Van Gogh, em exposição tridimensional sobre o pintor em Hong Kong (Foto: Bobby Yip /Reuters)

Chegar tão perto de uma obra de Van Gogh a ponto de tocá-la – ou até pisar em cima dela – é uma experiência que moradores e visitantes de Hong Kong terão a partir desta segunda-feira (15).

O terminal marítimo da cidade-estado chinesa acaba de inaugurar uma exposição com reproduções tridimensionais das obras do pintor holandês.

Exposição tridimensional sobre Van Gogh em Hong Kong (Foto: Bobby Yip /Reuters)

A coleção, chamada Relievo, foi criada em conjunto pelo Museu Van Gogh, em Amsterdã, e por uma empresa de material fotográfico.

Foi desenvolvida uma técnica especial para reproduzir os quadros com alta qualidade e da forma mais fiel possível. Ela combina o escaneamento tridimensional da obra com impressão em alta resolução.

Entre as obras que fazem parte da mostra está o famoso quadro “Os Girassóis”, que foi reproduzido em uma escada de cinco metros de altura. “Amendoeira em Flor” e “Boulevard de Clichy” são outros exemplares escolhidos para a exposição.

Os curadores do Museu Van Gogh, em Amsterdã, aprovaram o resultado. A ideia, segundo o museu, é atingir novos públicos e ensinar sobre o legado do artista.

A exposição vai até o dia 4 de agosto.

Fonte: G1