“Virada Inclusiva” chega em dezembro com uma série de atividades em todo Estado

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, de 1º a 3 de dezembro, a Virada Inclusiva, com 36 horas de diversão inclusiva e informação com participação plena de todos os cidadãos.

O evento foi idealizado para dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, além de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro – criado pela Organização das Nações Unidas em 1992. A ação passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo em 2014, conforme Lei 15.424.

Entre outras atrações, o evento traz apresentações de teatro, música, pinturas com bocas e pés e esporte adaptado. Os shows têm área especial para o público com deficiência física e visual, contando ainda com recursos de audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Virada Inclusiva conta com mais de 1200 atrações culturais e esportivas e o apoio de mais de 220 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas. A Prefeitura de São Paulo, que disponibiliza o serviço Atende com transportes adaptados, o Parque Villa-Lobos e o Sesc também está entre os principais parceiros.

Na última edição, em 2017, foram realizados 1.298 eventos na Capital e em dezenas de municípios do Estado, com a colaboração de 229 parceiros de diversos ramos de atividade.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência