Virada Cultural 2013 no MCB tem programação especial com a série de shows “Caravana Cigana”, Música no MCB e Oficina de Papietagem

N2 MCB

Agenda do final de semana do evento, em 18 e 19 de maio, inclui shows dos grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca

No espírito paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural promove a convivência em espaço público durante 24 horas convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares. Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa do evento e para este ano programou, entre os dias 18 e 19 de maio, uma série de atrações especiais para toda a família. O destaque fica por conta da série de shows “Caravana Cigana”, celebrando ritmos de povos que transitam pelas várias regiões do mundo com os grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca.

Os eventos têm início no sábado, 18 de maio, às 14h30, com a oficina educativa Uma Tarde no Museu, cuja proposta será a construção de uma réplica de objeto da Coleção MCB por meio da papietagem, técnica que consiste em sobrepor camadas de jornal criando uma estrutura que será finalizada por meio da pintura. Durante todo o fim de semana da Virada Cultural, o público terá acesso gratuito às mostras em cartaz: “BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design” e “Local x global: a arquitetura como lugar”, e às exposições de longa duração “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” e “Coleção MCB”.

Ainda no dia 18, a partir das 20h, apresenta-se no museu o grupo Mutrib, com ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs. Em seguida, às 21h30, é a vez da Orkestra Bandida, grupo formado por instrumentistas pesquisadores da música cigana oriental que se especializaram no estilo Fasil: música das boates, cabarés e festas ciganas.

Já no domingo, às 11h, o projeto Música no MCB traz a Orquestra Arte Barroca, com repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18 no programa “O Ballet de Corte – A música nos tempos de Luis XIV”. A agenda da Virada Cultural 2013 no Museu da Casa Brasileira será encerrada com o show do Mawaca, “Inquilinos do Mundo”, às 18h, com influências do estilo de vida nômade, em uma grande celebração musical.

PROGAMAÇÃO MUSEU DA CASA BRASILEIRA – VIRADA CULTURAL

18 de maio

14h30 – Programa educativo Uma Tarde no Museu – “Oficina de Papietagem”
*Inscrições: 11 3032 2499/3032 3727 – agendamento@mcb.org.br
Chegar com antecedência de 15 minutos
Vagas: 25 (sem limite de idade)

20h – Caravana Cigana – Show Mutrib

21h30 – Caravana Cigana – Show Orkestra Bandida

19 de maio

11h – Música no MCB – Orquestra Arte Barroca

18h – Caravana Cigana – Show Mawaca – “Inquilinos do Mundo”

18 e 19 de maio

EXPOSIÇÕES
BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design
Visitação: até 16 de junho

Local x global: a arquitetura como lugar
Visitação: até 9 de junho

A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado
Exposição de longa duração

SERVIÇO:
Virada Cultural no MCB
Dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo – Gratuito

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727