Vencedor do Prêmio Pritzker em 2011, arquiteto português co-autor do Pavilhão “Estratégia Urbana”, construção temporária projetada para o Parque do Ibirapuera, realiza palestra no MCB

Como parte da programação do encontro “Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade” e no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Estratégia Urbana, promove no dia 29 de junho, sábado às 16h com entrada franca, palestra com o arquiteto português Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prêmio Pritzker em 2011. Não haverá inscrição prévia. O MCB disponibilizará 250 assentos na ocasião, que serão ocupados por ordem de chegada.

Dois dos curadores da iniciativa, Nuno Sampaio e Fernando Serapião, farão uma breve explicação do encontro “Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade” e apresentarão Eduardo Souto de Moura que mostrará trabalhos recentes, como o pavilhão temporário “Estratégia Urbana” (em maquete na imagem acima) do Parque do Ibirapuera em São Paulo, projetado em parceria com o também arquiteto português Álvaro Siza, ganhador do Prêmio Pritzker em 1992. Este projeto é uma das contribuições à cidade da iniciativa que acontecerá em outubro, durante a X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

“Ao longo das três últimas décadas, Eduardo Souto de Moura produziu uma obra consistente extraída da contemporaneidade, mas que traz também consigo ecos da tradição arquitetônica. Suas construções revelam uma habilidade única de convergir características consideradas conflitantes: poder e modéstia, imponência e sutileza, senso público e intimidade”, descreve o texto do júri de 2011 do Prêmio Pritzker, principal premiação do segmento, concedida anualmente desde 1979 pela Fundação Hyatt, dos Estados Unidos, na qual foram laureados, entre outros, os brasileiros Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Sobre Eduardo Souto de Moura

Um dos expoentes da chamada Escola do Porto, Eduardo Souto de Moura teve influência do alemão Ludwig Mies van der Rohe, desenvolvendo uma identidade própria, evidente no conjunto de casas que marcam seu estilo. Com projetos desenvolvidos na Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, o arquiteto nascido na cidade de Braga e radicado no Porto produziu a maioria de suas obras em Portugal, entre as quais o Estádio Municipal de Braga (2004), conhecido por Estádio da Pedreira e o Museu Paula Rego – Casa das Histórias (2009), em Cascais.

Sobre o encontro “Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade”

Iniciativa da Estratégia Urbana- Laboratório de Inovação no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República e o Governo de Portugal, e apoio da Ordem dos Arquitetos de Portugal e do Instituto de Arquitetos do Brasil, o encontro “Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade” inclui uma mostra de referência com 100 obras e projetos de arquitetura portuguesa dos últimos 20 anos, um ciclo de debates e a construção de um pavilhão, estrutura temporária concebida por Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

O projeto visa gerar um maior conhecimento da arquitetura portuguesa contemporânea, propiciando o encontro entre profissionais e empresas do setor dos dois lados do Atlântico e o diálogo destes com sociedade brasileira. “Arquitetura Portuguesa: Discrição é a Nova Visibilidade” tem curadoria dos arquitetos Nuno Sampaio, Fernando Serapião, Miguel Judas e Luis Tavares Pereira e integra a programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo. A palestra de Eduardo Souto Moura no MCB se insere neste conjunto de iniciativas de aproximação entre Brasil e Portugal.

Sobre a Estratégia Urbana – Portugal
A Estratégia Urbana é o primeiro Laboratório de Inovação na área da arquitetura em Portugal. Fundado em 2011, tem como missão promover a reflexão critica na arquitetura e o desenvolvimento da investigação e inovação técnica e científica, e levar o debate até a sociedade civil. Tem realizado atividades em Portugal e fora do país, fomentando intercâmbios e a divulgação do melhor da produção arquitetônica internacional. Conheça mais em www.estrategiaurbana.pt e nas redes sociais.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

Palestra Eduardo Souto

SERVIÇO:

Palestra de Eduardo Souto de Moura
29 de junho, sábado às 16h – Gratuito*
*Não haverá inscrição prévia: o MCB disponibilizará 250 assentos na ocasião, que serão ocupados por ordem de chegada

Realização: MCB e Estratégia Urbana
Patrocínio: Grupo Mota-Engil, Teixeira Duarte
Apoio institucional: Governo de Portugal, Ano de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Aicep Portugal Global, Ordem dos Arquitetos de Portugal, Instituto de Arquitetos do Brasil
Apoio: Fernando Guerra

Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032-3727
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
Redes sociais: www.facebook.com/museu.dacasabrasileira / Twitter: @mcb_org

Informação para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Filipe Bezerra – Coordenador de comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Andrea Polimeno – Assistente de comunicação | assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado – Assistente de comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia – (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8164 rmbeltrao@sp.gov.br

Estratégia Urbana – Portugal +351 220 937 266
Rua Conselheiro Costa Braga, 318, 4450-102 Matosinhos, Portugal
Email: info@estrategiaurbana.pt
Site: wwww.estrategiaurbana.pt
FB: www.facebook.com/pages/EstrategiaUrbana