Veja as Ações Educativas do Museu Afro Brasil em setembro

O Museu Afro Brasil realiza uma série de Ações Educativas em setembro. Confira a programação!

Visita para grupos espontâneos
10 de Setembro (domingo), às 14h00
17 de Setembro (domingo), às 14h00

As visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.

As visitas nos finais de semana têm duração de 1h30 e são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado é procurar o setor de acolhimento.
Público-alvo: aberto a todas as idades.

Aos domingos, o ingresso no Museu Afro Brasil é pago. Valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no site do museu.

Encontro com educadores: O Museu Afro Brasil em outros territórios – nossa experiência com a Fundação CASA
20 de Setembro (quarta-feira), às 10h00

Integrando a programação subsidiada pelo Prêmio Darcy Ribeiro, nesse dia o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e profissionais que atuam na Fundação CASA dialogarão a respeito da parceria que envolve formação de profissionais e realização de atividades culturais com adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
Duração de 7h00
Atividade gratuita.
Público-alvo: Educadores

Visita de Primavera – Primavera dos Museus
21 de Setembro (quinta-feira), às 11h30 e 15h30

Como parte da programação da Primavera de Museus, evento promovido pelo pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus -, a Visita de Primavera no Acervo do Museu Afro Brasil é voltada ao público espontâneo e apresentará obras da coleção por meio da mediação educativa, destacando a presença negra na história brasileira.

As visitas serão realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

Duração: 1h30
Público-alvo: Infanto-juvenil

Ação educativa – “Ngoma está chamando” (Primavera de Museus)
23 de Setembro (sábado), às 14h00

As chamadas festas populares no Brasil são marcadas por matrizes africanas, que se apresentam na música, nos ritos, nas histórias e nas cores que constituem os ciclos de festejos, como o junino por exemplo. Tomando como referência reflexões sobre  o Maracatu, o Bumba-meu-boi, a Congada e o Reisado, os visitantes serão convidados a pensar criticamente sobre o significado da noção de “folclore” para os imaginários historicamente construídos a respeito das culturas africanas e negras no Brasil.

As visitas aos finais de semana tem duração de 1h30 e são realizadas com grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas de todas as idades. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

Aos domingos, o ingresso ao Museu Afro Brasil é pago. Valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no site do museu.

Ação educativa “Espirais de Memórias” – Primavera de Museus
24 de Setembro (domingo), às 11h00 e 14h00

Na ação “Espirais de Memória” o público é convidado a conhecer o acervo do Museu Afro Brasil e depois a vivenciar uma produção coletiva relacionado suas memórias àquelas vividas no museu. A atividade faz parte da programação da 11ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.

As visitas aos finais de semana tem duração de 1h30 e são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo 20 pessoas de todas as idades. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

Aos domingos, a entrada no Museu Afro Brasil é paga. Valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no site do museu.

Aos Pés do Baobá
30 de Setembro (sábado), às 11h00

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Duração: 2h00
Atividade gratuita
Inscrições: 
eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
Público-alvo: livre

Fonte: Museu Afro Brasil