Unifesp: Série Memória das bordas realiza encontro virtual gratuito Queerizar os arquivos?

No dia 12, às 10h, acontecerá o primeiro encontro da série Memória das bordas, com o tema “Queerizar os arquivos?” Realizado pelo Laboratório de Narrativas Urbanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o encontro virtual será realizado por meio do aplicativo Zoom.

Como os documentos produzidos, os materiais colecionados, os acervos organizados por sujeitos LGBTQI+ possibilitam um retrato mais acurado e multifacetado da vida social? Devem essas fontes ser reunidas em arquivos, centros de memória e museus específicos ou ser integradas a instituições existentes? Como e por que queerizar um centro de memória urbana? Essas são algumas das questões que o encontro “Queerizar os arquivos?” coloca, reunindo pesquisadores que têm se dedicado à criação de espaços de memória nas quais vidas queer, LGBTQI+ ou como quer que se denominem são representadas.

O encontro virtual terá participação de Benito Bisso Schmidt (UFRGS), que falará sobre o Close – Centro de Referência da História LGBTQI+ do RS; Pedro Carvalho, que abordará o acervo Claudia Wonder; Tony Boita (revista Memórias LGBTIQ+), sobre a revista Memórias LGBTIQ+; Ricardo Santhiago (Unifesp), sobre o Projeto Miriam Batucada e Magnus Regios Dias da Silva (Unifesp), comentador.

O projeto “Memória das bordas” é uma iniciativa transversal que integra ensino, pesquisa e extensão, tangenciando temas abordados nas unidades curriculares “Cidades vividas, cidades imaginadas” e “Cidades: Linguagens, narrativas e experiências urbanas”, enfrentando questões importantes para o programa de extensão Centro de Memória da Zona Leste (CMZL), e discutindo temas de interesse para as investigações do grupo de pesquisa Laboratório de Narrativas Urbanas (LaNaUrb).

Os participantes que desejarem participar do evento deverão se cadastrar no site da PROEC: clique aqui.  Clique aqui para acessar o link de acesso ao evento.

SERVIÇO

Encontro virtual: “Queerizar os arquivos?”

Dia 12 de maio, às 10h

Inscrição: os participantes que desejarem participar do evento deverão se cadastrar no site da PROEC: Clique Aqui.

Link de acesso para o evento:  Clique aqui.

Evento será realizado pela Plataforma Zoom

Fonte: Unifesp