Comitê internacional de museus e coleções de universidades do ICOM realiza cinco seminários on-line a partir do dia 5

Desde o final de março, as universidades de todo o mundo fecharam, as palestras foram movidas on-line e a pesquisa – além da pesquisa da COVID-19 – sofreu limitações devido a razões de segurança. À medida que as regras de bloqueio relaxam e os museus em todo o mundo reabrem gradualmente, o UMAC, que é o comitê internacional de museus e coleções de universidades do Conselho Internacional de Museus (ICOM),  deseja ter uma visão global da situação dos museus e coleções das universidades.

Como o bloqueio afetou o museu, a coleção, o jardim botânico ou o centro de ciências da universidade? Como você navegou na infinidade de plataformas on-line e mídias sociais, tanto interna quanto publicamente? Como você reagiu ao seu público – pesquisadores, estudantes, público em geral? Que lições você aprendeu?

O UMAC organizou uma série de cinco seminários on-line informais realizados às sextas-feiras, entre 5 de junho e 3 de julho de 2020. A série ocorrerá na plataforma Zoom. Cada seminário on-line acontecerá duas vezes por dia para facilitar o acesso a diferentes fusos horários.

Como participar

A série será disponibilizada com facilidade no site do UMAC, na aba Recursos.  Iniciativas semelhantes estão sendo organizadas por Universeum (também aqui) e o AAMG – verifique seus sites para obter detalhes.

Programação

WEBINAR I: Reabrindo para o público

5 de junho de 2020

O seu museu universitário, jardim botânico ou centro de ciências reabriu ao público ou será reaberto em breve? Que medidas de segurança você está implementando em suas exposições e espaços públicos? Você vai reabrir total ou parcialmente? Se você está no campus, como está lidando com as restrições de um campus fechado?

8h Lisboa / 9h Pretória / 15h Xangai / 16h Tóquio / 5h Sydney, moderado por Andrew Simpson, Austrália

17h Lisboa / 11h Cidade do México / 12h Nova York / 13h Rio de Janeiro, moderado por Marta Lourenço, Portugal

WEBINAR II: Reabrindo coleções

12 de junho de 2020

O museu da sua universidade está retomando o acesso às coleções após o bloqueio? Que medidas de segurança você está implementando? Você planeja colocar em quarentena espécimes, artefatos, manuscritos e livros pós-acesso? Que impacto a COVID teve na sua política de cobrança? Você está coletando objetos COVID?

8h Lisboa / 9h Pretória / 15h Xangai / 16h Tóquio / 5h Sydney, moderada por Akiko Fukuno, Japão

17h Lisboa / 11h Cidade do México / 12h Nova York / 13h Rio de Janeiro, moderado por Sébastien Soubiran, França

WEBINAR III: Lições de bloqueio: Going Digital

19 de junho de 2020

Durante o bloqueio, o museu da universidade, o centro de ciências e o jardim botânico permaneceram ativos online? O seu museu universitário foi preparado? Que desafios tecnológicos, logísticos e de conteúdo ‘digitais’ representavam? Que lições você aprendeu para o futuro?

8h Lisboa / 9h Pretória / 15h Xangai / 16h Tóquio / 17h Sydney, moderado por Roland Wittje, Índia

17h Lisboa / 11h Cidade do México / 12h Nova York / 13h Rio de Janeiro, moderado por Jill Deupi, EUA

WEBINAR IV: Lições de bloqueio: ensino on-line e alunos

26 de junho de 2020

Seu museu ou coleção da universidade estava sendo usado para o ensino? Você estava ensinando cultura material ou cursos baseados em coleções nos níveis de pós-graduação ou pós-graduação quando o bloqueio começou? Quais foram os desafios de mover o ensino baseado em objetos on-line? Quais plataformas você usou? Você criou recursos específicos? Como os alunos lidaram? Como podemos nos preparar para um futuro em que o ensino on-line parece ser predominante?

8h Lisboa / 9h Pretória / 15h Xangai / 16h Tóquio / 17h Sydney, moderado por Alistair Kwan, Nova Zelândia

17h Lisboa / 11h Cidade do México / 12h Nova York / 13h Rio de Janeiro, moderado por Kirsten Vincenz, Alemanha

WEBINAR V: Lições de bloqueio: o futuro próximo

3 de julho de 2020

Qual é o impacto imediato e a médio prazo do COVID no seu museu e coleção da universidade? Que consequências você prevê em termos de público, logística, finanças, acesso, até missão e estratégia?

8h Lisboa / 9h Pretória / 15h Xangai / 16h Tóquio / 5h Sydney, moderado por David Ellis, Austrália

17h Lisboa / 11h Cidade do México / 12h Nova York / 13h Rio de Janeiro, moderado por Steph Scholten, Reino Unido

Contribuições (vagas limitadas)

Os organizadores convidam para contribuições informais de todo o mundo. Cada contribuição consiste em uma apresentação de cinco minutos (no máximo três slides em Powerpoint, estes são opcionais). Os slots são limitados e serão aceitos por ordem de chegada.

Quem quiser fazer sua contribuição deve enviar um e-mail para a secretária da UMAC, Wenjia Qiu, indicando o nome, a instituição e a data e hora em que deseja intervir . Será solicitado ao participante o fornecimento dos três slides 24 horas antes da webinar.

Comparecimento

Todos podem participar, mas é necessário se registrar. Envie um e-mail para a secretária da UMAC, Wenjia Qiu , indicando o nome e a instituição para que seja enviado o link de acesso e a senha.

Fonte: UMAC/ICOM