Últimos dias para se inscrever na oficina gratuita Elementos para conservação de metais pesados

Conservadores-restauradores, artistas e profissionais do patrimônio cultural em geral têm até o dia 10 de julho para se inscrever na oficina Elementos para conservação de metais pesados, no Museu de Arte Moderna da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

A atividade será realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, pela professora doutora Virginia Costa. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/WHJ9FG8UVyDYCojM8. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de julho. A oficina é gratuita, com presença obrigatória.

Ligas de alumínio, aços inoxidáveis e patináveis e revestimentos metálicos vêm sendo utilizados há mais de um século em arte e design compondo, atualmente, parte importante do patrimônio cultural. Apesar disso, o desconhecimento de particularidades técnicas ou de recomendações para acabamento superficial e manuseio acaba invariavelmente conduzindo à sua deterioração prematura. Uma compreensão adequada desses materiais é componente essencial para manutenção e conservação a longo prazo desse patrimônio.

Por meio de aulas expositivas, sessões práticas e descrição de estudos de caso, a presente oficina tem como objetivos capacitar os participantes a entender os diferentes tipos de ligas metálicas contemporâneas, assim como reconhecê-las a partir de certas características e descrevê-las usando vocabulário adequado.

Atividade do projeto CNPq “Caracterização e avaliação do estado de conservação de seleção de obras metálicas do acervo do MAC USP”, em conjunto com o projeto temático FAPESP “Coletar, identificar, processar, difundir. O ciclo curatorial e a produção do conhecimento”, ambos coordenados pela professora doutora Ana Magalhães (MAC-USP).

Confira o programa da oficina:

Dia 21/08 (quarta-feira)
Manhã – Ligas metálicas contemporâneas: tipos, propriedades e aplicações. Tarde – Inspeção de objetos. Identificação de materiais e detalhes técnicos; elaboração de ficha descritiva; exames e análises adequados; FRX. 

Dia 22/08 (quinta-feira)
Manhã
– Revestimentos inorgânicos: tipos, propriedades e aplicações. Deterioração de metais contemporâneos e possíveis intervenções. Tarde – Inspeção para definição de integridade superficial e estrutural; avaliação do estado de conservação.

Dia 23/08 (sexta-feira)
Manhã
– Apresentação de estudos de caso realizados durante o projeto CNPq Caracterização e avaliação do estado de conservação de seleção de obras metálicas do acervo do MAC-USP.
Tarde – Discussão final sobre os objetos avaliados e conclusão.

Ministrantes

Virginia Costa é engenheira metalúrgica e PhD em ciência dos materiais pela TU Berlin. Professora aposentada do Depto. de Materiais/EE/UFRGS, trabalha como consultora em conservação de bens culturais em metal para diversas instituições: Laboratoire de Recherche des Monuments Historiques, Musee de la Musique e Institut National du patrimoine (FR), Institut Royal du Patrimoine Artistique (BE), Kunsthistorisches Museum (AT), English Heritage (UK). Bolsista do ICCROM em 2009 e do Getty Museum em 2012, tem inúmeros artigos publicados e organiza workshops sobre técnicas para analise e conservação de ligas metálicas históricas. Atualmente, é Pesquisadora Visitante junto ao MAC-USP, onde desenvolve o projeto Elementos para a conservação de metais contemporâneos, assunto sobre o qual escreveu um livro a ser publicado pelo Getty Conservation Institute em julho de 2019.

Ariane Lavezzo é graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e especialista em conservação e restauro pelo CECOR-UFMG. Desenvolveu trabalhos na sua área de especialização nos estados de Minas Gerais e Goiás e, desde 2002, trabalha no Museu de Arte Contemporânea da USP, onde atua como especialista em pintura, escultura e conservação preventiva.

Marcia Rizzutto é professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise com feixes iônicos PIXE, PIGE, Ionluminescência. Trabalha, atualmente, no tema Arqueometria no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural utilizando técnicas não destrutivas com Feixes Iônicos, Fluorescência de Raios X, Raman e Imageamento. Desenvolve projeto de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, etc.

Marcia Sampaio Barbosa é graduada em Composição de Interior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1980. Especialização em Estudos de Museus de Arte – MAC-USP, em 2006. Desde 2000, trabalha como Especialista em Conservação e Restauro do MAC-USP, atuando no laboratório de pintura e escultura.

Michelle Alencar possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2008). É especialista de pesquisa/apoio de museu da Divisão Técnico-Científica de Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 2013, onde atua na área de catalogação e documentação de acervo.

Tatiana Russo dos Reis é mestre em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), com foco em oxidação de esculturas de aço de patinável. Especialista em Engenharia de Superfícies e Tintas na Faculdade Oswaldo Cruz (2014). Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados na Fundação de Arte de Ouro Preto (2007). Bacharel em Belas Artes na Faculdade Santa Marcelina (2005). Atua como conservadora-restauradora na Pinacoteca de São Paulo desde 2008.

SERVIÇO:

Oficina “Elementos para conservação de metais pesados”

Inscrições até o dia 10 de julho pelo link https://forms.gle/WHJ9FG8UVyDYCojM8.

Gratuito

Público alvo: Conservadores-restauradores, artistas e profissionais do patrimônio cultural em geral.

Data da oficina: dias 21 e 23 de agosto

Museu de Arte Moderna da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo/SP

Fonte: Museu de Arte Moderna da Universidade de São Paulo