Últimos dias de inscrição para bolsa do Instituto de Estudos Brasileiros

Até o dia 03 de fevereiro, o Instituto de Estudos Brasileiros realiza o processo seletivo de bolsistas de Iniciação Científica, com financiamento da FAPESP, para desenvolvimento de pesquisa no Projeto “O Legado Teórico de Waldisa Russio Camargo Guarnieri: análise e reconhecimento dos seus estudos, baseados em experiências empíricas em museus brasileiros para a teoria museológica internacional”, a partir do estudo de acervos no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, na modalidade Jovem Pesquisador (JP).

Sob responsabilidade da Dra. Viviane Sarraf. A bolsa, no valor de R$ 695,70,  terá vigência de doze meses, podendo ser renovada, até o limite do término do curso de graduação do aluno.

A inscrição deverá ser feita pelo e mail: vsarraf@gmail.com, o assunto da mensagem deve ser “inscrição IC”. Serão solicitados os seguintes documentos: cópia simples do Histórico Escolar, Curriculum Lattes atualizado, Carta de apresentação justificando o interesse,
Cópia do RG frente e verso. As atividades do bolsista terão início em março.

Pré-Requisitos

Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação nas áreas de história, letras, licenciatura em humanas, ciências sociais, filosofia, biblioteconomia ou museologia. As bolsas IC FAPESP só podem ser concedidas a aluno de graduação sem reprovações em seu histórico escolar, sem vínculo empregatício e sem bolsa de outra entidade, e que possa dedicar-se a atividades científicas no projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico e nas seguintes condições: Tenha concluído número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto; tenha bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar; tenha dedicação exclusiva ao projeto (mínimo de 12 horas semanais).

O bolsista obriga-se a dedicar-se ao desenvolvimento do projeto de pesquisa em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso durante ao ano letivo e de forma intensificada durante as férias letivas. O bolsista não poderá se afastar da instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa, exceto para realização de pesquisa de campo ou estágio de pesquisa, por período limitado, com autorização expressa da FAPESP, após solicitação justificada e endossada pelo Orientador.

Fonte: Instituto de Estudos Brasileiros