Últimos dias da exposição Museus e Acervos da USP

A exposição Museus e Acervos da USP poderá ser visitada até o dia 12 de abril, no saguão de entrada do prédio da Reitoria, em São Paulo.

Realizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP (CPC), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria, a mostra apresenta, por meio de painéis fotográficos, a diversidade das coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, bem como centros de divulgação cultural e científica da Universidade que promovem a pesquisa e a extensão universitária.

Os acervos são muitos e variados. Trata-se de um enorme e complexo conjunto das mais diversas fontes de informação, conhecimento, afeto e apreciação estética. São milhões de objetos, obras de arte, documentos de arquivo, materiais de apoio didático, entre outros suportes e formatos, que atendem de pesquisadores ao público em geral, mas que também constroem a memória e a identidade da vida universitária. Muitos desses acervos foram construídos em função das atividades de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da USP, outros possuem até mesmo existência anterior à própria Universidade, sendo incorporados por sua contribuição à construção do conhecimento.

A exposição foi concebida a partir do Guia de Museus e Acervos da USP, publicação lançada pelo CPC que traz informações sobre 45 unidades da USP, com seus acervos e espaços acessíveis ao grande público. Esse é o segundo volume de uma série de guias que tem como objetivo inventariar e divulgar o patrimônio cultural da Universidade, tanto para a comunidade USP como para o público externo. O primeiro volume, Guia dos Bens Tombados ou em Processo de Tombamento da USP, apresenta construções localizadas no estado de São Paulo que fazem parte do patrimônio cultural edificado reconhecidos pelos órgãos de preservação do patrimônio em suas várias instâncias.  O conteúdo dos Guias CPC está disponível para consulta no site do Centro de Preservação Cultural (https://bit.ly/2T6Pnwf).

Fonte: USP