Apresentação da exposição

A exposição é o resultado final do projeto “Trilhando Memórias”, premiado pelo edital PROAC de Difusão de Acervos Museológicos, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura. A proposta do projeto tem como objetivo desenvolver uma exposição que contasse a história da Estrada de Ferro Sorocabana por uma outra perspectiva, saindo da história tradicional e trabalhando com as memórias e experiências das pessoas.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 9 meses de trabalho, onde foram realizadas coletas de testemunhos de voluntários que desejaram compartilhar um pouco de suas histórias com a ferrovia. Com um total de 11 depoimentos, a exposição trará os diversos aspectos que constroem a memória da ferrovia ao apresentar relatos de trabalhadores, passageiros e entusiastas da ferrovia.

Descrição do acervo

A instituição solicitante pode colaborar com próprios acervos para montagem da exposição. O MEFS não disponibilizará acervo próprio para a circulação.

Suportes utilizados

A exposição é composta por 12 malas em MDF (11 malas com histórias dos depoentes + uma para possíveis atividades educativas).

Além disso, a mostra é composta ainda por 5 tablets com fones com fio,
3 fones sem fio, 3 Cartões de memória, e 2 painéis de PVC adesivado (Texto Curatorial e Ficha técnica).

Dimensões dos suportes:

Malas em MDF:

  • 60 x 18 x 34 cm – 3 unidades;
  • 50 x 16,5 x 29 cm – 3 unidades;
  • 40 x 16 x 24,5 cm – 2 unidades;
  • 30 x 20 x 13 cm – 4 unidades.

Paineis de PVC adesivado:

  • 100 cm x 100 cm;
  • 80 cm x 100 cm.

Custos e/ou contrapartidas: Transporte e montagem.

Necessidades para montagem: Disponibilidade de utilização das paredes do local, mesas e expositores móveis.

Área mínima para montagem: 35m².

Contato

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana – Rua Doutor Álvaro Soares, 553 – Jardim Maylasky, Centro, Sorocaba/SP (Representação Regional de Sorocaba)

Telefone: (15) 3231-1026

Responsável: Daniella Gomes Moreira

Email: mefs@sorocaba.sp.gov.br