Termina hoje (30/5) prazo de inscrições para programa de pós-graduação em museologia da USP

Objetivo do curso é ampliar a possibilidade de estudos na área e capacitar profissionais para atuar como museólogos (MAE)

Aprovado em março, o curso será o segundo mestrado em museologia existente no país (o primeiro foi instituído pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e será ministrado a partir do início do segundo semestre de 2012 por quatro museus: o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ).

Baseado em curso de especialização na área oferecido pela USP de 1999 a 2006, o objetivo do mestrado é ampliar a possibilidade de estudos na área de museologia e capacitar profissionais para atuar como museólogos.
 
“A museologia é uma disciplina aplicada, e por isso pode interessar a estudantes que vêm da área de exatas, biológicas ou humanas. Será, por excelência, um curso multidisciplinar”, disse Maria Cristina Oliveira Bruno, professora e uma das orientadoras do programa.
 
O curso terá duas linhas de pesquisa: “Teoria e método da gestão patrimonial e dos processo museológicos” e “História dos processos museológicos, coleções e acervos”.
 
Serão 13 disciplinas oferecidas em dois semestres, sendo que no terceiro semestre é esperado que os alunos se preparem para o exame de qualificação. As aulas serão ministradas nos quatro museus organizadores.
 
As inscrições devem ser feitas no balcão da Seção Acadêmica do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, nº 1466, Cidade Universitária, em São Paulo.
 
Mais informações: sacadmae@usp.br e (11) 3091-4906
 
 
 
Fonte: Agência FAPESP