SP: Cinema drive-in no Memorial da América Latina começa no dia 17 de junho

Novo espaço seguirá série de protocolos da Covid-19 para retomada das atividades do setor cultural

A primeira ação de retomada das atividades do setor cultural no Estado de São Paulo terá início no dia 17 de junho. Em parceria com o Petra Belas Artes, o Memorial da América Latina inaugura o Belas Artes Drive-In, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.

“Teremos aqui em São Paulo a inauguração do primeiro cinema em modelo Drive-In para as pessoas assistirem filmes de forma segura e correta, como mandam os protocolos”, ressaltou o governador João Doria. Sob a orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In seguirá protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.

“Trata-se de um evento seguro para o público e funcionários, e tem tudo para se tornar uma das principais formas de lazer e diversão enquanto a pandemia não passa completamente”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto. Há também a opção de escutar a exibição por meio de um smartphone. A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitário, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local.

Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes início do filme.

Retomada

O projeto, resultado de uma parceria entre o Belas Artes, o Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo iniciar a retomada das atividades do setor cultural e criativo, considerando o cenário da pandemia. Segundo Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina, “a retomada das ações culturais foi elaborada levando em conta, prioritariamente, a segurança das pessoas. Esse novo projeto é uma forma de promover a cultura de maneira responsável e criativa”.

“O Belas Artes, um dos cinemas mais queridos da cidade de São Paulo, tem agora uma oportunidade de voltar a abrir suas portas, porém, em formato de drive-in. De uma forma criativa, que oferece filmes para todos os tipos de cinéfilos, com isolamento, segurança e o conforto de estar dentro de seu próprio carro”, diz o curador do Belas Artes e do projeto, André Sturm.

Confira a programação divulgada para as primeiras quatro semanas do projeto. Os ingressos devem ser adquiridos por meio do site http://www.petrabelasartes.com.br.

O Belas Artes Drive-in no Memorialcusta R$ 65,00 o ingresso por carro.

Programação

Quarta-feira, 17/06 

19h – Apocalipse Now – Final Cut 

Quinta-feira, 18/06

18h – Partida 

21h – Os Melhores Anos de uma Vida 

Sexta-feira, 19/06

19h – Apocalipse Now – Final Cut

23h – Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio 

Sábado, 20/06

18h – O Menino e o Mundo

20h30 – Os Melhores Anos de uma Vida 

23h – Pulp Fiction: Tempo de Violência 

Domingo, 21/06

18h – A Vida é Bela 

21h – Apocalipse Now – Final Cut

Terça-feira, 23/06

19h – Matrix 

Quarta-feira, 24/06

19h – Relatos Selvagens 

Quinta-feira, 25/06

18h – Relatos Selvagens 

21h – Matrix 

Sexta-feira, 26/06

19h – Matrix 

23h – Annabelle 

Sábado, 27/06

17h30 – As Bicicletas de Belleville 

20h – Relatos Selvagens 

23h – Kill Bill Volume 1 

Domingo, 28/06

18h – Tel Aviv em Chamas 

21h – Matrix 

Terça-feira, 30/06

19h – De Olhos Bem Fechados 

Quarta-feira, 01/07

19h – 2001: Uma Odisseia no Espaço 

Quinta-feira, 02/07

18h – Nascido para Matar 

21h – Laranja Mecânica 

Sexta-feira, 03/07

19h – Lolita 

23h – O Massacre da Serra Elétrica 

Sábado, 04/07

17h30 – Tito e os Pássaros

20h – Nascido para Matar 

23h – O Iluminado 

Domingo, 05/07

18h – Laranja Mecânica 

21h30 – O Iluminado 

Terça-feira, 07/07

19h – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

Quarta-feira, 08/07

19h – Mad Max: Estrada da Fúria 

Quinta-feira, 09/07

18h – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

21h – Mad Max: Estrada da Fúria 

Sexta-feira, 10/07

20h – Mad Max: Estrada da Fúria 

23h – As fitas de Poughkeepsie 

Sábado, 11/07

17h30 – Turma da Mônica – Laços 

20h – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

23h – Kill Bill Volume 2 

Domingo, 12/07

18h – Cinema Paradiso 

21h – Mad Max: Estrada da Fúria 

Serviço:

Belas Artes Drive-In
Onde:
 Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru s/no. – Portão 2
Quando: a partir de 17 de junho, de terça a domingo
Horários e Classificação indicativa: consulte a programação
Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes
Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas
Capacidade para 100 carros
Mais informações e vendas através do site https://www.cinebelasartes.com.br

Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In seguirá protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, compra via internet e exigência do uso de máscaras.

Para manter o distanciamento, o acesso ao áudio dos filmes será obtido por meio do rádio do carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto. A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição terão álcool gel e serão higienizados a cada uso. A equipe será responsável pela organização do espaço para que não haja nenhum tipo de aglomeração. 

Ficha técnica dos filmes:

Apocalipse Now – Final Cut
Direção: Francis Ford Coppola
Ano: 1979
Classificação: 16 anos
Duração: 182 min.
Sinopse: Versão definitiva, restaurada e remasterizada, da obra prima de Francis Ford Coppola. No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.

Partida
Direção: Caco Ciocler
Ano: 2019
Classificação: 12 anos
Duração: 94 min.
Sinopse: Uma atriz aspirante à Presidência da República sai em um ônibus antigo em uma viagem para encontrar sua maior inspiração: o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Os Melhores Anos de uma Vida
Direção: Claude Lelouch
Ano: 2019
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min.
Sinopse: Eles se conheciam há muito tempo: um homem e uma mulher, cujo romance deslumbrante e inesperado, capturado no icônico filme Um Homem, Uma Mulher, de 1966, revolucionou a compreensão do amor. Hoje, o ex-piloto de corridas parece perdido nos caminhos de sua memória. Para ajudá-lo, seu filho procura a mulher que seu pai não foi capaz de manter, mas sobre quem ele fala constantemente. Anne, então, se reúne com Jean-Louis e sua história começa onde eles terminaram…

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
Direção: Sam Raimi
Ano: 1981
Classificação: 18 anos
Duração: 85 min.
Sinopse: Ashley e um grupo de amigos vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles.

O Menino e o Mundo
Direção: Alê Abreu
Ano: 2014
Classificação: Livre
Duração: 80 min.
Sinopse: Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Pulp Fiction: Tempo de Violência
Direção: Quentin Tarantino
Ano: 1995
Classificação: 18 anos
Duração: 154 min.
Sinopse: Os caminhos de vários criminosos se cruzam nestas três histórias de Quentin Tarantino. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle.

A Vida é Bela
Direção: Roberto Benigne
Ano: 1999
Classificação: Livre
Duração: 116 min
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Matrix
Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski
Ano: 1999
Classificação: 12 anos
Duração: 135 min
Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.

Relatos Selvagens
Direção: Damián Szifron
Ano: 2014
Classificação: 16 anos
Duração: 122 min
Sinopse: O filme reúne seis histórias em que situações ruins, porém comuns, se transformam em grandes tragédias quando seus protagonistas tomam decisões extremas, cansados da exploração do governo, das decepções do amor ou da opressão diária.

Annabelle
Direção: John R. Leonetti
Ano: 2014
Classificação: 14 anos
Duração: 99 min
Sinopse: John Form acha que encontrou o presente ideal para sua esposa grávida, uma boneca vintage. No entanto, a alegria do casal não dura muito. Uma noite terrível, membros de uma seita satânica invadem a casa do casal em um ataque violento. Ao tentarem invocar um demônio, eles mancham a boneca de sangue, tornando-a receptora de uma entidade do mal.

As Bicicletas de Belleville
Direção: Sylvain Chormet
Ano: 2004
Classificação: Livre
Duração: 80 min.
Sinopse: Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville.

Kill Bill: Volume 1
Direção: Quentin Tarantino
Ano: 2004
Classificação: 18 anos
Duração: 111 min
Sinopse: A ex-assassina conhecida apenas como “A Noiva” acorda de um coma de quatro anos decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la no dia do casamento. Ela está motivada a acertar as contas com cada uma das pessoas envolvidas com a perda da filha, da festa de casamento e dos quatro anos da sua vida. Na jornada, “A Noiva” é submetida a dores físicas agoniantes ao enfrentar a inescrupulosa gangue de Bill, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais.

Tel Aviv em Chamas
Direção: Sameh Zoabi 
Ano: 2019
Classificação: 12 anos
Duração: 97 min
Sinopse: Israel, Palestina. Dias atuais.   
Salam, um charmoso palestino de 30 anos, mora em Jerusalém e trabalha como estagiário numa popular novela da Palestina, “Tel Aviv em Chamas”, que é produzida em Ramala. Todos os dias Salam tem que passar pelo posto de controle israelense para chegar aos estúdios de televisão. Ele conhece o comandante do posto de controle, Assi, cuja esposa é muito fã do programa. Para impressioná-la, Assi acaba se envolvendo com o roteiro do programa. Salam logo percebe que as ideias de Assi podem garantir a ele uma promoção como roteirista.    
A carreira de Salam decola, até que Assi e os investidores da novela discordam de como a trama deve terminar. Espremido entre um oficial do exército e os apoiadores árabes, Salam só pode sair dessa com um golpe de mestre.  

De Olhos Bem Fechados
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1999
Classificação: 18 anos
Duração: 159 min
Sinopse: Quando Alice admite ter fantasias sexuais com um homem que conheceu ao acaso, seu marido, o médico Bill Hartford, fica obcecado com a ideia. Ele descobre um grupo sexual secreto e comparece a um dos encontros, percebendo que se envolveu mais do que deveria.

2001: Uma Odisseia no Espaço
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1968
Classificação: Livre
Duração: 164 min.
Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

Nascido para matar 
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1987
Classificação: 16 anos
Duração: 116 min
Sinopse: O soldado Davis, batizado de “Joker” pelo sargento linha-dura Hartman, suporta os rigores do treinamento básico e tenta ajudar o ridicularizado colega Lawrence. Na preparação, Hartman emprega métodos abusivos para transformar seus recrutas em verdadeiras máquinas de guerra. Lawrence não aguenta a pressão, mas Joker se forma no Corpo de Fuzileiros Navais e é enviado para o Vietnã como jornalista, cobrindo e, eventualmente, participando da sangrenta Batalha de Hué.

Laranja Mecânica
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1971
Classificação: 18 anos
Duração: 137 min
Sinopse: O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.

Lolita 
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1962
Classificação: 12 anos
Duração: 153 min
Sinopse: Humbert é um professor europeu que se muda para um subúrbio americano e aluga um quarto da solitária viúva Charlotte Haze. Humbert se casa com Charlotte, mas é obcecado por sua filha adolescente, a graciosa Lolita. Após a morte súbita de Charlotte, Humbert passa a acreditar que tem Lolita só para si.

O Iluminado 
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1980
Classificação: 14 anos
Duração: 146 min
Sinopse: Jack Torrance torna-se caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

O Massacre da Serra Elétrica 
Direção: Tobe Hooper
Ano: 1974
Classificação: 18 anos
Duração: 83 min.
Sinopse: Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

Tito e os Pássaros
Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto
Ano: 2018
Classificação: Livre
Duração: 73 min.
Sinopse: Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain 
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Ano: 2001
Classificação: 14 anos
Duração: 122 min
Sinopse: Amélie é uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Num belo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono. A partir daí, sua perspectiva de vida muda radicalmente.

Mad Max: Estrada da Fúria 
Direção: George Miller
Ano: 2015
Classificação: 16 anos
Duração: 120 min
Sinopse: Em um mundo apocalíptico, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de ninguém. Porém, após ser capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes, Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela imperatriz Furiosa que tenta salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa. Dessa vez, o tirano Joe está ainda mais implacável pois teve algo insubstituível roubado.

As Fitas de Poughkeepsie 
Direção: John Erick Dowdle
Ano: 2007
Classificação: 18 anos
Duração: 86 min
Sinopse: A descoberta de centenas de cassetes de vídeo com torturas, mortes e desmembramentos numa casa abandonada revela o reinado de terror de um assassino em série que cometeu homicídios durante uma década.

Turma da Mônica – Laços 
Direção: Daniel Rezende
Ano: 2019
Classificação: Livre
Duração: 97 min.
Sinopse: Após o desaparecimento de Floquinho. Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível, partem para uma grande aventura e encontrar o bichinho de estimação. 

Kill Bill: Volume 2 
Direção: Quentin Tarantino
Ano: 2004
Classificação: 16 anos
Duração: 137 min.
Sinopse: A Noiva é traída por seu antigo grupo e fica em coma por quatro anos. Quando acorda, procura vingança e mata seus companheiros um por um. Ao confrontar seu antigo mestre e amante, uma surpresa a espera.

Cinema Paradiso
Direção: Giuseppe Tornatore
Ano: 1988
Classificação: 12 anos
Duração: 124 min.
Sinopse: O menino Toto se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade. Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Toto volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.

Fonte: Memorial da América Latina