SP: CASA DAS ROSAS APRESENTA A EXPOSIÇÃO ARTELETRA EM TRÂNSITO ATÉ 29 DE MARÇO

A exposição Arteletra em Trânsitoparte das relações e experiências entre poesia e imagem, fruto da parceria entre o poeta Álvaro Faleiros e o artista e ilustrador Fernando Vilela. A mostra é formada por 93 trabalhos produzidos nos últimos 20 anos, agrupados em séries, além de obras inéditas. São conjuntos de gravuras, pinturas, desenhos, esboços, processos, estudos e poemas dos livros Caracol de Nós, À Flor do Mal, Meio Mundo, Achando a Chave, Invento no Vento (inédito), O Voo de Vadinho e O Sapoeta. A mostra poderá ser visitada até 29 de março, na Casa das Rosas.

Apresentando imagens nunca antes expostas, pensadas para um público de todas as idades, essa exposição possibilita uma experiência instigante de imersão no universo da poesia e das artes visuais.

Álvaro Faleiros é professor livre-docente de literatura francesa na USP, poeta e tradutor. Seus mais recentes livros de poemas são Caracol de nós e À flor do mal, com ilustrações de Fernando Vilela, ambos publicados em 2018 pelo selo Demônio Negro. Como tradutor publicou, entre outros, Caligramas de Guillaume Apollinaire (Ateliê/UnB, 2008; 2ed2019) e Um lance de dados, de Mallarmé (Ateliê, 2013; 2ed 2017). Como crítico de tradução publicou recentemente A retradução de poetas franceses no Brasil: de Lamartine a Prévert (com Thiago Mattos; Rafael Copetti, 2018) e Traduções canibais: uma poética xamânica do traduzir (Cultura e Barbárie, 2019), também lançado na Colômbia com o título Traducciones Caníbales: una poética chamánica del Traducir em tradução de Carolina Villada Castro (coedição Editorial Universidad de Los Andes e Editorial Universidad de Antioquia).

Fernando Vilela é artista, autor, ilustrador de livros e professor, vive e trabalha em São Paulo. Utiliza diversas linguagens, como gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia. Realizou exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo e foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. No exterior, expôs na Bélgica, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e México. Possui obras nas coleções do MoMA de Nova York, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Como autor e ilustrador, já publicou em 10 países. Dentre seus livros premiamos detacam-se Lampião e Lancelote (Ed. Zahar, 2007), Caceria (Ed. Babel, 2014, Colombia), Los heróes del Tsunami (Ed Ekaré, 2016, Espanha/Venezuela) e Along Tapajós (Ed. Two Lions, 2020, Estados Unidos). Por seus livros ilustrados recebeu cinco prêmios Jabuti e a Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.

Serviço:

Exposição – Arteletra em Trânsito

Curadoria: Álvaro Faleiros e Fernando Vilela

Período de exposição: até 29 de março.

Funcionamento do museu: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Fonte: Casa das Rosas