SISEM-SP, em parceria com Oficinas Culturais, lança evento online sobre as novas leis de cultura

Projeto faz parte de programa que visa promover atividades de formação e qualificação para profissionais do setor museal

Estão abertas as inscrições para a oficina online “Novas leis de cultura para fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura”, realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria a Oficinas Culturais e a POIESIS, Organização Social de Cultura. O evento está marcado para ocorrer em novembro, via plataforma Zoom.

A atividade é uma oportunidade para que trabalhadores e trabalhadoras da Arte e Cultura conheçam com mais profundidade as complexidades de consolidação das Novas Leis de Cultura para fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura.

Os encontros serão ministrados por Jacqueline Baumgratz, pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Especial, Psicanálise e especialista em Gestão Cultural de Políticas Públicas (Observatório Itaú Cultural); Mestranda FFLCH/USP. Fundadora da ONG Cia Cultural Bola de Meia. Consultora INEE – Interagência Norueguesa de Educação de Emergência no Brasil 2022.

Esta oficina se propõe a refletir sobre o impacto das leis emergenciais de cultura no município, como é o caso da LAB 1 Lei Aldir Blanc 1/2021 e LPG Lei Paulo Gustavo/2022. Além de pensar a nova lei estruturante para o setor cultural LAB 2, carinhosamente apelidada de Fundeb da Cultura para 2023.

Com 50 vagas disponíveis, é necessário que seja feita a inscrição prévia no formulário:  https://forms.gle/KNJGKYfZZMTs8cPg6


Projeto de formação

Como ponto de ação, as Oficinas Culturais desenvolvem e gerem programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

Um dos eixos da programação virtual do Programa Oficinas Culturais para o interior, litoral e região metropolitana de São Paulo é composto por atividades exclusivas para os gestores e funcionários das cidades parceiras, sobre temas ligados ao dia a dia profissional.

A partir da parceria com o SISEM-SP, a proposta é qualificar a oferta de atividades específicas para as equipes dos museus paulistas, inicialmente com três oficinas, entre outubro e dezembro, e a intenção de dar continuidade no próximo ano.

SERVIÇOS:

OFICINA: NOVAS LEIS DE CULTURA PARA FORTALECIMENTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Coordenação: Jacqueline Baumgratz

Datas e horários: 

Turma A: 17 e 22/11 – 10h às 12h

Turma B:  21 e 22 /11 – 14h às 16h

50 vagas

Inscrições: 13/10 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: Trabalhadores e trabalhadoras de Arte e Cultura e gestores culturais.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/KNJGKYfZZMTs8cPg6