Simpósio em Ourinhos propõe debate multidisciplinar sobre Cultura, Identidades e Turismo

Patrimônio material e imaterial sob o olhar de diferentes áreas

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus de Ourinhos (SP) realiza, a partir de hoje (22) até 26 de abril, o II Simpósio Internacional Patrimônios: Cultura, Identidades e Turismo.

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é um dos apoiadores do evento, que reúne estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área e afins, visando a promoção da troca de experiências e o fortalecimento da discussão da importância do patrimônio por meio de múltiplas temáticas.

Com a proposta de ampliar os olhares sobre o tema Patrimônio, o evento será estruturado em duas sessões temáticas que contemplarão temas mais específicos: Patrimônio Cultural Imaterial e Patrimônio Cultural Material. Tais sessões serão divididas nos seguintes eixos temáticos: Festas, Patrimônio e Turismo; Paisagem Cultural e Turismo; Patrimônio Ferroviário e Museus e Patrimônio Arqueológico e Turismo. Esses temas serão discutidos em mesas-redondas, sessões orais, minicursos, além de uma conferência de abertura e atividades culturais.

O mestre em Museologia e atual diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, participará da mesa de discussão sobre Patrimônio Ferroviário e Museus, no dia 24 de abril, juntamente com especialistas da Unesp, os professores doutores Eduardo Romero de Oliveira e Nilson Ghirardello.

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser conferidas no site https://simp2patrimonios.wixsite.com/capa.

Fonte: Unesp Ourinhos