Sexta edição do #MuseumWeek promove museus e instituições culturais de todo o mundo nas redes sociais

De 13 a 19 de maio, simultaneamente à Semana Nacional de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), será realizada a #MuseumWeek2019, ação na qual museus e instituições culturais de todo o mundo têm oportunidade de divulgar bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, por meio das redes sociais. A iniciativa visa a ampliar a comunicação entre as instituições e o público e promover a construção de relacionamentos.

No Brasil, a #MuseumWeek2019 é coordenada pelo Icom-BR. Para ir além da participação nas redes sociais, a #MuseumWeek deste ano incentiva as instituições a planejarem também ações in situ. Para ações de grande visibilidade há a possibilidade de aporte financeiro. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail contact@museum-week.org. Tanto para a participação on-line ou in situ, é preciso fazer a inscrição no endereço: http://museum-week.org/english/register/

Esaa é a sexta edição do projeto, que visa a dar visibilidade às atividades desenvolvidas nos museus, promovido inteiramente por meio das redes sociais. Em 2018, cerca de cinco mil instituições culturais participaram do evento em 120 países. A participação de instituições da América Latina representou 5% desse número. O alcance dos posts – seja no Twitter, Facebook, Instagram ou outra rede social, ultrapassou os 600 mil compartilhamentos em 2018. 

Este ano, a ênfase do evento será em torno da Causa das Mulheres na Cultura (ontem, hoje, amanhã), com a hashtag #WomenInCulture. A cada dia da semana será trabalhado um tema específico. Os museus participantes devem preparar a sua comunicação digital utilizando as hashtags propostas, que serão usadas mundialmente.

Confira as hashtags da #MuseumWeek 2019:

Segunda-feira, 13 de maio: #WomenInCulture
As mulheres da Cultura são homenageadas logo no primeiro dia. Quem são elas? Mulheres famosas da história, da literatura, da música ou da ciência, mas também aquelas que trabalham em prol da cultura hoje em dia – anônimas ou famosas – e que, através das suas ações, estruturam a sociedade. Retratos de mulheres escolhidas pelo seu compromisso, a sua inteligência e a força das suas convicções. É também uma oportunidade para as instituições culturais defenderem a educação das mulheres e o lugar que o mundo da cultura lhes deve conceder.

Terça-feira, 14 de maio: #SecretsMW
Instituições, neste dia, permita o acesso aos bastidores! Exposições em preparação, sessões de restauro ou de manutenção das coleções, dispositivos ou profissões desconhecidas. Aproveite a ocasião para aproximar-se ainda mais de seus públicos, contando-lhes todos os seus segredos.

Quarta-feira, 15 de maio: #PlayMW
Esse será um dia dedicado ao jogo, quer seja teatral, cinematográfico, musical ou sob forma de vídeo, olímpico ou de pista, converse com o seu público online e seus visitantes sob uma perspetiva lúdica!

Quinta-feira, 16 de maio: #RainbowMW
Antes de mais nada, cor! Quer seja através da valorização de uma cor nas suas coleções, a celebração da Paz ou da causa LGBTQ, ponha cor nas suas publicações e locais de cultura.

Sexta-feira, 17 de maio: #ExploreMW
Nesta sexta-feira, explore o tema do novo território, da iniciativa e da audácia: quer seja referente à exploração intelectual, artística ou espacial, ou ainda à inovação, convide os seus públicos a saírem dos padrões e irem para além dos limites.

Sábado, 18 de maio: #PhotoMW
Peguem seus smartphones e câmaras fotográficas: é o dia de todas as capturas! Beleza do design e da arquitetura, valorize o seu site e convide os fotógrafos profissionais, artistas e amadores a partilhar os seus olhares.

Domingo, 19 de maio: #FriendsMW
Se fosse preciso um pretexto para uma saída cultural entre amigos, o domingo é o dia perfeito para isso. Nesse último dia da #MuseumWeek, explore o tema da amizade – valor universal – em suas redes sociais. Aproveite ainda para propor ofertas promocionais àqueles que querem visitá-lo em conjunto ou fazer presentes originais em sua loja.

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/MuseumWeekOfficial/
Instagram: https://www.instagram.com/museumweek/
Twitter: https://twitter.com/MuseumWeek
E-mail: contact@museum-week.org

Fonte: IBRAM