Sesc Vila Mariana sedia evento do III Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura

Em paralelo às atividades do III Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo, realiza o encontro Espaços de Memória e Cultura: Territórios de Conflito. O evento ocorre dia 6 de julho, das 19h30 às 21h e conta com a participação de Viv Golding (Universidade de Leicester, na Inglaterra), Renato Cymbalista (FAU-USP) e mediação de Karen Worcman (Museu da Pessoa).

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas nas unidades do Sesc São Paulo ou no site sescsp.org.br/cpf.

Como as organizações podem atuar na promoção ou manutenção de agenciamentos coletivos? Quais são as práticas mais recentes de museus e instituições culturais para intervir coletiva e publicamente com denúncias de injustiças sociais? Como as comunidades estão se apropriando de ações de memória, ou mesmo de musealização para afirmação e difusão de suas próprias narrativas e contextos sociais? Essas e outras questões serão discutidas no encontro.

O III Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura é realizado em parceria com Museu da Pessoa e apoio do British Council. O evento propõe que organizações culturais e de memória reflitam sobre o desafio de atuar em processos de transformação social, que envolvam diretamente as comunidades além da articulação com governos locais e outras parcerias.

Neste sentido, oito instituições de cultura e memória, que possuem como características a atuação direta com os temas propostos neste workshop, foram convidadas a participar das discussões ao longo da semana. São elas: a Casa do Povo, o Centro de Culturas Negras do Jabaquara, o Espaço Memória Carandiru, o Instituto Fazendo História, o Memorial da Resistência, o Museu Afro, o Museu da Diversidade e o Grupo Ururay – além do Museu da Pessoa e Trabalho Sociocultural com Refugiados no Sesc.

O trabalho de cada uma delas servirá de base para o desenvolvimento de reflexões pelos participantes do workshop, a partir das competências realizadas ao longo da jornada e do trabalho de campo.

O workshop acontece entre 3 e 8 de julho.

SERVIÇO

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Tel: (11) 5080-3000

 

Fonte: Sesc Vila Mariana