Série de três cursos traz ferramentas e estratégias para profissionais da cultura

Em esquema “intensivão”, as atividades falarão sobre desenvolvimento de projetos, comunicação digital, produção de conteúdos e criação de produtos on-line

“Ferramentas para profissionais da cultura” é uma trilogia de três cursos que funcionarão como imersões sobre os temas propostos, com conteúdo intenso, totalmente objetivo e voltado para a prática. Serão realizados por André Fonseca, profissional e pesquisador independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade. Os cursos serão on-line e ao vivo e podem ser feitos individualmente.

Confira a relação de atividades propostas:

Tema 1: Desenvolvimento de projetos culturais

Data: 12 de junho de 2021 – 10h às 13h (20 vagas)

Horário: das 10h às 13h

Inscrições: até 11 de junho

Conteúdo

Pensando no projeto com olhar estratégico – Análises prévias para deixar o projeto mais consistente e com ações estratégicas que colaborem para a continuidade do seu trabalho em cultura, além de tornar mais fácil a elaboração posterior.

Comunicando o projeto – Pontos importantes que podem ajudar a comunicar/vender melhor o projeto e valorizar sua proposta, independentemente das fontes de financiamento que você buscará (editais, financiamento coletivo ou patrocínio).

Estruturando o projeto – Roteiro prático para você estruturar o projeto de acordo com os tópicos mais utilizados em projetos culturais (com foco maior em objetivos, justificativa e orçamento). Os erros mais comuns em projetos culturais que desvalorizam as propostas.

Valor: R$130,00 (pagamento em até 12x no cartão de crédito). 10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (neste caso, enviar e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo, que ele retornará com os procedimentos).

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Tema 2: Comunicação nas redes e estratégias de conteúdo

Data: 19 de junho de 2021 (20 vagas)

Horário: das 10h às 13h

Inscrições: até 18 de junho

Conteúdo

Entendendo as bases da comunicação com os públicos na era digital – Conexão emocional. Comunidades. Autenticidade. Consumo político. Experiência.

Decidindo onde trabalhar a sua comunicação digital – Panorama sobre as possibilidades de redes e plataformas, o que diferencia o conteúdo e o perfil de públicos em cada uma delas e que critérios usar para definir onde você deve estar. Como ter uma comunicação digital que não dependa de algoritmo.

Produzindo e planejando conteúdos de modo estratégico – Como gerar conteúdos diversos a partir do seu universo de atuação e que criem uma comunicação autêntica com seus públicos. Como desdobrar um mesmo tema em diversos formatos de conteúdo. Como planejar os conteúdos.

Valor: R$130,00 (pagamento em até 12x no cartão de crédito). 10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (neste caso, enviar e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo, que ele retornará com os procedimentos).

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Tema 3: Identificar seus públicos e pensar em produtos on-line

Data: 26 de junho de 2021 (20 vagas)

Horário: das 10h às 13h

Inscrições: até 25 de junho

Conteúdo

Entendendo quem são meus públicos – Ferramentas e métodos que você aplicar sem gastos (no online e no presencial) para identificar quais são os perfis e interesses dos seus públicos.

Planejando produtos e serviços digitais – Técnicas para você pensar produtos e serviços que pode oferecer no ambiente online a partir do seu universo de atuação. Como criar experiências para seus públicos que aproveitem o potencial do digital e não apenas digitalizem ações presenciais.

Testando a receptividade para esses produtos e serviços – Estratégias para você testar e analisar se os produtos e serviços que planejou poderão despertar o interesse dos seus públicos (ou de outros públicos).

Valor: R$130,00 (pagamento em até 12x no cartão de crédito). 10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (neste caso, enviar e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo, que ele retornará com os procedimentos).

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Sobre o fomentador

André Fonseca é um profissional e pesquisador independente que atua nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Desenvolve ações de formação, mentorias e consultorias. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Realizou trabalhos para instituições, artistas e projetos como SISEM-SP, Instituto Brincante, MIS – Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Antonio Nóbrega, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Festival Cordas na Mantiqueira, Circo Zanni, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro. Instagram: @euandrefonseca. 

Fonte: André Fonseca