Acaba de ser lançada a série de entrevistas “Panorama da Memória LGBTQIA+”, uma iniciativa do historiador e museólogo Leonardo Vieira com o intuito de fomentar a discussão e a difusão de informações sobre as memórias e os patrimônios da comunidade LGBTQIA+ brasileira.
A primeira edição da série conta com entrevistas de Tony Boita, Rita Colaço e Danilo Tupinikim do Coletivo Tibira. As entrevistas estão disponíveis no canal de Leonardo Vieira no Youtube e na plataforma #CulturaEmCasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
“No primeiro episódio conversei com Tony Boita, museólogo e autor do livro Museologia LGBT: cartografia das memórias LGBTQI+ em acervos, arquivos, patrimônios, monumentos e museus transgressores. Falamos sobre como o Estado brasileiro e, principalmente, os museus de nosso país têm reconhecido e valorizado a diversidade sexual e de gênero ao longo de nossa história”, afirma Leonardo.
O projeto foi financiado por meio do edital 42/2020 do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, graças aos recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal.
Fonte: Leonardo Vieira