Seminário encerra ano festivo do CEDEM da Unesp

O Seminário Dimensões e Perspectivas dos Centros de Documentação e Memória, a ser realizado nos dias 13 e 14 de novembro, propõe um debate sobre os espaços de memória construídos em empresas, universidades e organismos públicos. Realizado pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, o evento encerrará as comemorações dos 30 anos do Centro. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) e do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI-Unesp).

Com organização das professoras Sonia Maria Troitiño Rodriguez, coordenadora do Centro, e Maria Leandra Bizello, coordenadora do curso de Arquivologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília, o seminário terá abertura proferida pela historiadora Ana Maria de Almeida Camargo, professora aposentada da Faculdade de Filosofia da USP, com o tema O papel dos centros de documentação e memória na sociedade. Estão presentes representante do Vice-Reitor da Unesp Sergio Nobre e a professora Anna Maria Martinez Corrêa, uma das fundadoras do CEDEM.

Ainda no dia 13 haverá duas mesas-redondas. A primeira, intitulada Perspectivas dos Centros de Documentação e Memória nas Instituições de Ensino Superior, terá a participação do professor Celso Castro, diretor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), e de Elisabete Marin Ribas, supervisora do arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). A segunda mesa, Centros de Documentação e Pesquisa: dimensões e trajetórias, será com as professoras Heloisa de Faria Cruz, coordenadora do Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC), da PUC-SP, e Sonia Troitiño. Após cada apresentação será aberto o debate ao público presente.

No dia 14 ocorrerá o I Fórum dos Centros de Documentação e Memória da Unesp. Na ocasião, representantes de seis centros organizados na Universidade terão a oportunidade de abordar os desafios para implementação e manutenção desses órgãos. Além do CEDEM, os demais organismos são:
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP), Câmpus de Assis;
Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical (Cemosi), Câmpus de Presidente Prudente;
Centro de Memória da Faculdade de Medicina, Câmpus de Botucatu;
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), Câmpus de Franca;
Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília (CEDHUM), Câmpus de Marília.

Confira programamção completa

Agenda
Seminário Dimensões e Perspectivas dos Centros de Documentação e Memória

Data e horário: Dia 13 de novembro, das 9h às 17h; Dia 14, das 9h às 12h; 
Local: Auditório do CEDEM – Praça da Sé, 108 – 1º andar – São Paulo (SP)
Tel.: 11-3116-1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento2  
Transmissão on-linewww.tv.unesp.br/cedem
E-mail: eventos@cedem.unesp.br
www.cedem.unesp.br
https://www.facebook.com/CedemUnespOficial
*Certificado de participação

Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp