Seminário on-line discute futuro dos museus

O Museu da Cidade de Campinas participará na próxima quinta-feira, 20 de maio, às 15h, de um seminário on-line que propõe discutir o “Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Esse é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em maio. Para participar do Seminário é preciso se inscrever até o dia 18 de maio, clicando aqui.

O objetivo do evento é convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido, segundo a gestora do Museu da Cidade, Adriana Barão. “A proposta do evento é reimaginar a atuação do Museu da Cidade a partir dos parâmetros conceituais contemporâneos e sobre as expectativas e desejos das comunidades que vivem em vários territórios de Campinas, incorporando as identidades e memórias da cidade em sua pluralidade”, afirma.

O Seminário também irá selecionar apresentações de propostas colaborativas para as ações e programas do MuCi.

Programação

I Parte: Discutindo os conceitos do Museu da Cidade, palestrantes convidadas: Maria Ignez Mantovani (Expomus Museus, ICOM) e Mirza Pellicciotta (historiadora, pesquisadora da temática urbana e integrante da fundação do MuCi).

II Parte: Escuta Ativa e Participativa, Andrea Mendes (presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campinas) e apresentação das propostas inscritas.

 Obs: caso haja mais de 20 inscritos para apresentar as propostas, haverá uma seleção das mesmas e a coordenação do seminário irá apontar as demais propostas resumidamente.

Convidadas

Mirza Pellicciotta, historiadora doutora pela Unicamp, pesquisadora da temática urbana, integrou a equipe de criação do Museu da Cidade de Campinas.

Maria Ignez Mantovani Franco, doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e diretora da EXPOMUS. Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural e a Universidade Cândido Mendes.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br.

Fonte: Museu da Cidade de Campinas