Seminário “Olhares da Gestão Cultural”

Elaboração de projetos culturais, captação de recursos e comunicação e marketing são alguns dos temas abordados na edição do seminário “Olhares da Gestão Cultural” que acontece dia 11 de abril, terça-feira, a partir das 8h00, no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online pelo link bit.ly/2oE6Mwb até 10 de abril. O evento é uma iniciativa das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Votuporanga e com a Cultura e Mercado.

Para falar sobre planejamento, elaboração de projetos e captação de recursos, está confirmada a participação de Daniele Torres, museóloga e diretora do Instituto AES que já atuou em diversas empresas e organizações sociais como produtora de espaços culturais. A jornalista Nara Almeida, graduada em comunicação pela USP e eleita como uma das dez melhores jornalistas na categoria “Comunicação, Propaganda e Marketing” pela votação popular do Prêmio Comunique-se 2015, fala sobre comunicação e fundamentos de marketing para projetos culturais.

O seminário já percorreu cidades como São José dos Campos (2013, 2014, 2015 e 2016); Sorocaba (2014), Lins (2014); Mogi das Cruzes (2014 e 2017), São Paulo (2014 e 2015), Ribeirão Preto (2014), Marília (2015), São José do Rio Preto (2015), Limeira (2016) e São Carlos (2016).

Veja abaixo a programação completa do evento:

8h00 – Credenciamento e café da manhã regional
8h45 – Abertura
9h00 – “Planejamento e elaboração de projetos”, com Daniele Torres
11h15 – Cases e conversa com o público
12h00 – Almoço
13h30 – “Comunicação: fundamentos de marketing para projetos culturais”, com Nara Almeida
15h30 – “Captação de recursos: estratégias, abordagem, negociação e apresentação”, com Daniele Torres
17h30 – Conversa com o público
SOBRE AS PALESTRANTES

Daniele Torres é museóloga pós-graduada em “História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial”. Atuou em diferentes empresas e organizações sociais como produtora e gestora de espaços culturais. Foi gestora de patrocínios da Vale, coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN, e também consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. Atualmente, é diretora do Instituto AES, além de sócia das empresas Cultura e Mercado e Companhia da Cultura.

Nara Almeida é graduada e mestranda em Comunicação pela USP. Possui especializações pela Syracuse University (EUA), CBL, além de extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial. Foi gerente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), coordenando Comitê e Seminários de Gestão de Cultural. Em 2015, foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de Comunicação, Propaganda e Marketing pela votação popular do Prêmio Comunique-se. Atualmente, é consultora e faz parte do Conselho Consultivo do Allied Minds, além de integrar o grupo “Mulheres do Brasil” e conduzir o Lab de Narrativas de Gêneros, do qual é fundadora.

 

SERVIÇO:
Seminário Olhares da gestão cultural
11/04, terça-feira, das 8h00 às 18h00.
Inscrições aqui

Local: Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”
Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 – Jardim Alvorada – Votuporanga – SP

 

 

Fonte: POIESIS