Seminário “20 anos da Batalha Campal no Pacaembu: um balanço da violência nos estádios do Brasil (1995-2015)”

BatalhaCampal1

O Museu do Futebol e a Fundação Getúlio Vargas convidam para o seminário “20 anos da Batalha Campal no Pacaembu: um balanço da violência nos estádios do Brasil (1995-2015)”.

Na final da Copa São Paulo de Futebol Jr de 1995, no Estádio do Pacaembu, uma briga entre torcidas organizadas do Palmeiras e do São Paulo foi amplamente televisionada e chocou o Brasil. Uma pessoa morreu e a Mancha Verde e a Independente foram banidas. O episódio ficou conhecido como “Batalha Campal” e gerou uma série de transformações na arquitetura dos estádios e na relação entre as torcidas, os clubes e o poder público.

Passados 20 anos, o tema da violência entre torcidas continua presente nos noticiários. O Museu do Futebol e a FGV realizaram, com apoio da FAPESP, uma pesquisa intitulada “Territórios do Torcer”, com o objetivo de conhecer o ponto de vista dos torcedores organizados: onde vivem, como vão aos estádios, o que fazem quando não estão na torcida e o que essa forma de associação representa para eles. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma quantitativa (com 600 entrevistas na porta de 07 estádios paulistas) e outra qualitativa, com a gravação em vídeo da história de vida de 21 fundadores e lideranças de torcidas organizadas de seis clubes: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Juventus e Portuguesa. Como resultado, temos 50 horas em vídeos, um documentário inédito e um mapeamento dos torcedores em São Paulo.

A pesquisa será apresentada pela primeira vez ao público no Seminário no próximo sábado, dia 8 de agosto, a partir das 14h no Auditório do Museu do Futebol. Comporão os debates representantes da Associação Nacional de Torcidas Organizadas do Brasil (ANATORG), do Ministério do Esporte, além dos pesquisadores do Museu do Futebol e da FGV.
No mesmo dia haverá a exibição do documentário e o lançamento do livro “A voz da arquibancada”, sobre torcidas cariocas.

É uma excelente oportunidade para conhecer melhor o universo das torcidas de futebol, tão polêmicas mas que, ao mesmo tempo, continuam encantando jovens por todos os cantos do país.

Abaixo o link para a inscrição e a programação do evento: http://d-app.museudofutebol.org.br/e/2579/611/0/941a6

batalha campal PROGRAMACAO