Semana Santa no Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões

XIEncontrodeVeronicas 2014

Diocese de Bragança Paulista -SP

XI Encontro de Verônicas – dia 12 de abril – Sábado-2014

No Evangelho de São Lucas (Lc. 23, 27), podemos ler esta pequena frase, quando o evangelista nos conta a subida de Jesus para o Calvário: “Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam”. Não existe qualquer outra indicação que nos permita identificar esta “Santa Verônica” que a tradição nos apresenta como uma dessas “mulheres do grupo que seguiam Jesus” e que compadecida pela visão terrível do Rosto macerado do Filho de Deus, se dirige a Ele e, corajosamente lhe oferece um tecido para que limpe o rosto. Como recompensa do seu ato caridoso, a Santa Face de Jesus ficará marcada naquele tecido branco, que a tradução chamará “vera ícona” (verdadeira imagem)

Sobre “Santa Verônica”, nada sabemos, salvo o que nos trouxe a tradição, mas esta incerteza sobre os fatos concretos não nos deve impedir de recorrer a ela nas nossas angústias, porque, mesmo que ela se chame (Berenice e ou Serápia e não Verônica), são uma e mesma pessoa que num momento crucial da Paixão de Jesus soube ter coragem para enfrentar a fúria dos judeus e procurar a Jesus um pouco de reconforto.

Poderia aplicar-se aqui o § 67 do Catecismo da Igreja Católica, que diz o seguinte:

“No decurso dos séculos tem havido revelações ditas “privadas”, algumas das quais foram reconhecidas pela autoridade da Igreja. Todavia, não pertencem ao depósito da fé. O seu papel não é “aperfeiçoar” ou “completar” a Revelação definitiva de Cristo, mas ajudar a vivê-la mais plenamente, numa determinada época da história. Guiado pelo Magistério da Igreja, o sentir dos fiéis sabe discernir e guardar o que nestas revelações constitui um apelo autêntico de Cristo ou dos seus “santos” à Igreja”

Informações: 11 4891-1434 ou sec.culturabjp@bol.com.br
Inscrições: 11 4412-7153 ou lilian.vogel@terra.com.br

PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de abril-Sábado Horário: 14:00 h
Local: Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões-SP
*Palestras sobre a personagem cristã VERÔNICA
*Cântico das Verônicas da Região e convidadas
*Grupo Cantante “Adoremus de Joanópolis”
*Coral Santa Cecília- (ofício das 7 palavras)

Excepcionalmente de 07 a 18 de Abril – Exposição – fac-símile (Santo Sudário), com gravuras ilustrativas sobre o mesmo.
Local: Consistório (antessala da Sacristia) do Santuário do Bom Jesus dos Perdões SP