Segundo módulo do webinário sobre pesquisa em museus, do Museu do Futebol, acontece em 25 de agosto

Inscrições são gratuitas. Evento objetiva compartilhar conhecimentos e experiências do Centro de Referência do Futebol Brasileiro e de instituições parceiras

Estão abertas as inscrições para o segundo módulo do Webinário Pesquisa em Museus: Conhecimento Territórios e Público, realizado pelo Museu do Futebol com o apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) e da Tomara! Educação & Cultura. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Os interessados em participar podem se inscrever no site do Museu do Futebol ou clicar aqui.   

Iniciativa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo responsável pela pesquisa, documentação e gestão de acervos, o segundo evento da série de quatro será realizado de forma on-line em 25 de agosto, das 10h às 12h.

O módulo “Estratégias de pesquisa: repertório patrimonial e articulação com as comunidades” intenciona apresentar as experiências de museus convidados no processo de pesquisa e mapeamento dos territórios e comunidades, bem como as estratégias utilizadas para a ampliação do repertório patrimonial e sua transposição em ações aos públicos. O módulo terá a participação de Nicole Costa, do Paço do Frevo (Recife), Thais Creolezio, do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida e Clarisse Rosa, representante do projeto de desenvolvimento do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), com mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu do Futebol.

O ciclo de webinários gratuitos é voltado a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área. Sua proposta é abordar a centralidade da pesquisa no conjunto de práticas museológicas que articulam os acervos, os públicos e seus territórios de atuação. É por meio da pesquisa que o Museu pode ampliar seu repertório original, revisitar conceitos e interpretações, contribuir com novas fontes e gerar conteúdos a públicos e finalidades diversas.

Os interessados podem participar de todos os módulos ou apenas no de seu interesse. Para cada um é necessário fazer uma inscrição. Os certificados serão emitidos exclusivamente para os inscritos previamente. Todas as lives têm tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS MÓDULOS

1º/9

Módulo 3: Ferramentas e métodos para produção de pesquisa

O terceiro evento vai apresentar os caminhos práticos para a realização de pesquisas, as ferramentas existentes em ambientes virtuais, bem como modelagem, aplicação e elaboração de diferentes produtos a partir dos dados coletados. O encontro contará com a participação de Clara Azevedo e Julia Picchioni, sócias da Tomara! Educação & Cultura, e Tiemi Costa, antropóloga com experiência em desenvolvimento de métodos de pesquisa on-line. Mediação de Daniela Alfonsi, antropóloga e coordenadora de projetos na Expomus.

8/9

Módulo 4: Pesquisas de público:  planejamento, monitoramento e avaliação

O quarto e último móduloapresentará o papel da pesquisa e estudos de público, como fazer e como aplicar, ressaltando sua importância, especialmente no novo contexto de pandemia, para o desenho de estratégias de ações, introduzindo uma discussão sobre abordagens antirracistas. Este encontro contará com a participação da Clara Azevedo, sócia da Tomara! Educação & Cultura, da pesquisadora e gestora cultural, Beth Ponte, e Walquiria Tiburcio, sócia consultora na empresa Move Social. Mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil.

Fonte: Museu do Futebol