Nos dias 14 e 15 de maio, São Paulo será palco da “Conferência Internacional Brasil EVA/Minerva sobre Tecnologias Avançadas para a Cultura”, que promoverá encontros entre profissionais e estudiosos do patrimônio cultural, desenvolvedores e fornecedores de tecnologias do Brasil e da União Europeia.
O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), das 8h às 20h. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia do evento pelo site: https://bit.ly/2GEXcFf.
São esperadas a participação de profissionais que atuam em museus, bibliotecas, arquivos, centros de documentação e memória, acadêmicos interessados em humanidades digitais e produtores de multimídia. Questões transversais de interesse para essas comunidades incluem tecnologias móveis, mídias sociais e instituições culturais, bibliotecas digitais e tecnologias relacionadas, dados vinculados, abordagens aos metadados, modelos de dados (incluindo o CIDOC-CRM, modelo de dados da Europeana, exposições virtuais e narrativas digitais, representação de objetos culturais 3D, novos modelos de negócios para instituições culturais, publicação aberta, ciência cidadã e gestão de voluntários, entre outros.
Propósito
O patrimônio cultural é um elemento-chave para promover o desenvolvimento socioeconômico, mas seu pleno potencial – como um motor para a inovação e o crescimento – ainda espera ser realizado. Para tratar desta lacuna, é necessário abordar as ligações complexas entre os bens e políticas culturais tradicionais (patrimônio cultural, instituições culturais dinâmicas e serviços) e as oportunidades proporcionadas pelas novas exigências e necessidades na sociedade atual. Isto implica envolver sujeitos individuais e coletivos que trabalham no campo do patrimônio cultural com aqueles que desenvolvem e que implementam tecnologias avançadas em sintonia com a nova civilização digital, que constitui-se rapidamente devido ao impacto na sociedade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em suas várias faces – as Novas Mídias, a Internet, a Web, os serviços móveis e a IoT (Internet of Things).
A conferência será uma reunião das comunidades profissionais atuantes do Brasil e da União Europeia, possibilitando o intercâmbio de experiências, o aprendizado mútuo e a construção de projetos conjuntos. Esta iniciativa está em sinergia com o aumento da cooperação entre a União Europeia e o Brasil. O regime de cofinanciamento para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PDT) foi expandido em maio de 2018 para todo o Brasil quando, anteriormente, estavam disponíveis apenas em oito Estados.
Parceiros e público-alvo
O principal parceiro na organização da conferência no Brasil é a Universidade Estadual Paulista (UNESP), em cooperação com diversos outros parceiros.
No Brasil existe uma ativa comunidade de profissionais da área de patrimônio cultural engajados com a aplicação de tecnologias avançadas. O dinamismo de tal comunidade recebe expressão no número e qualidade das conferências que ocorreram ultimamente no País. Os participantes de tais conferências compõem o público-alvo da presente iniciativa, que procura familiarizá-los e aproximá-los aos colegas e iniciativas europeias.
Mais informações pelo www.evaminerva.net.br.
SERVIÇO
Conferência Internacional EVA / Minerva Brasil sobre Tecnologias Avançadas para a Cultura
Data: Dias 14 e 15 de maio
Horário: das 8h às 20h
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Endereço: Rua Monte Alegre, 984, auditórios 239 e 333, Perdizes, São Paulo/SP
Inscrições: até o dia do evento pelo site: https://bit.ly/2GEXcFf.
Mais informações: www.evaminerva.net.br/.
Fonte: Conferência EVA/Minerva