São Luiz do Paraitinga inaugura museu dedicado ao patrimônio imaterial da cidade

Que acervo teria um museu que conta a história de uma cidade que perdeu quase tudo em uma grande catástrofe? São Luiz do Paraitinga, considerada um reduto da cultura caipira, diante da enchente de 2010, demonstrou que só é possível reconstruir uma cidade inteira se a comunidade e a cultura local forem protagonistas, pois o que não se perde é a memória, a identidade e os valores culturais. É nesse cenário que São Luiz inaugura, em 16 de novembro, às 19h, seu primeiro museu municipal em comemoração aos 250 anos da cidade e no marco de dez anos da enchente: o Museu São Luiz do Paraitinga – Casa Oswaldo Cruz, que vem para homenagear o que a cidade tem de mais precioso, o luizense.

Gratuito, o evento contará com a apresentação da tradicional Corporação Musical São Luiz de Tolosa e um show com o músico luizense Camilo Frade.

Localizado na Casa Oswaldo Cruz, o Museu São Luiz do Paraitinga mostra o multifacetado patrimônio cultural local. A musicalidade, as festas, a paisagem de mares de morros e a enchente são alguns dos temas abordados. Baseado no acervo de História Oral do próprio museu, os temas são narrados pelos próprios moradores do município.

Instalações sonoras, audiovisuais e cenográficas são o diferencial do museu, que utiliza da tecnologia para criar um ambiente imersivo, com o intuito de proporcionar uma experiência única ao visitante: projeções mapeadas, salas com paisagens sonoras, instalação interativa com um telefone antigo e um arduino. Foram utilizadas diversas tecnologias para intensificar a experiência do visitante, proporcionando uma visita imersiva, intensa e emocionante.

O museu é fruto do projeto deModernização e Ampliação do Acervo do Museu Histórico Pedagógico Oswaldo Cruz, contemplado pelo Edital ProAc de Preservação de Acervos Museológicos em 2018. “O projeto se desenvolveu ao longo de 2019, incluindo pesquisas bibliográficas, arquivísticas, imersões, visitas técnicas; digitalização de acervos públicos e privados; inventário e catalogação das coleções do museu; elaboração de um banco de dados digital, até a modernização da expografia.” diz Diana Poepcke, coordenadora geral do projeto. O museu funcionará de quinta a domingo, das 10h às 17h.

SERVIÇO

Inauguração do Museu São Luiz do Paraitinga

Dia 16 de novembro de 2019, às 19h

Museu São Luiz do Paraitinga – Casa Oswaldo Cruz

Rrua Dr. Oswaldo Cruz, nº4, Centro, São Luiz do Paraitinga/SP

Gratuito

Fonte: Museu São Luiz do Paraitinga