Santos: Museu do Café promove diversas atividades on-line até o fim do mês

Patrimônio cultural de Santos promove amplas programações, abordando preparo da bebida, acervo, pesquisa e mais

Nova exposição no site, eventos colaborativos e pautas variadas para transmissões ao vivo, a agenda do Museu do Café (MC) até o fim de maio está repleta de ações on-line, idealizadas como parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Todas as atividades acontecem no ambiente virtual, seja na página oficial ou nas redes sociais do MC, e têm adesão gratuita.


Semana Nacional de Museus – 18 a 24 de maio

Para este período de celebração da cultura brasileira, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MC adaptou um leque de atrações especiais para o ambiente on-line. No projeto “Vozes da Memória”, os visitantes virtuais são convidados a enviarem depoimentos via áudio do WhatsApp sobre o tema “o que o acervo do Museu desperta em você?”. Após o recolhimento dessas contribuições, uma coleção de vídeos e trechos transcritos desses envios será disponibilizada nas redes sociais em 23 de maio. Os interessados em aderir podem entrar em contato pelo (13) 99719-4173.

Ainda na Semana Nacional de Museus, os pesquisadores da instituição, Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, ministração uma live no Instagram @museudocafe, no dia 22, às 19h, sobre a elaboração de projetos de história oral.

Inauguração da exposição virtual “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café” – 20 de maio

Entre 2018 e 2019, a mostra temporária “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café” foi um dos grandes destaques das áreas expositivas do Museu do Café, em Santos. Com depoimentos de catadeiras – mulheres que realizavam a separação manual dos grãos –, trechos de notícias de jornais e outros elementos, o público pôde entender o papel essencial que essas personagens desempenharam na cadeira produtiva do grão.

A partir de 20 de maio, todo esse conteúdo será convertido para uma exposição virtual, que destacará, mais uma vez, as vozes, memórias e experiências das jovens e adultas que contribuíram com o desenvolvimento da trajetória do café. Além disso, a experiência terá como complemento um jogo educativo baseado no mesmo tema.

Dia Nacional do Café – 24 de maio

Uma das grandes datas ligadas à cultura do café, o dia que marca a celebração nacional dessa bebida ganhará uma série de atrações no site e nas redes sociais do Museu. A partir de vídeos com especialistas da área de barismo, o público poderá conhecer melhor os produtos das cinco regiões brasileiras, bem como métodos de preparo tradicionais e harmonização com comidas, doces e aperitivos.

Representando o Norte, Bruno Reis Wariss é proprietário da Alquimista Cafés e organizador de campeonatos no Estado. Seguindo para o Nordeste, a Lidiane Santos, mestre de torra avançada e professora universitária da disciplina “Chá e café”, dará voz às características locais. Descendo no mapa e chegando ao Centro-Oeste, a primeira mulher a ganhar o campeonato de Aeropress no Brasil em 2019, Juliana Félix Nunes, ficará encarregada de falar tudo sobre essa região. Já no Sul e Sudeste, os porta-vozes incluem, respectivamente, Léo Moço (tetracampeão brasileiro de barismo) e Thiago Sabino (sócio da Sensory Coffee Roasters, onde também é responsável pela qualidade dos cafés).

O barista do Centro de Preparação de Café, Hallyson Ramos, que ministra os cursos básicos e avançados, também estará presente na programação, por meio de duas lives no Instagram. Às 12h, dicas envolvendo o preparo caseiro do cafezinho ganham destaque, já às 16h, o assunto é a criação de latte art – desenhos decorativos feitos a partir do leite – em casa.

Fonte: Museu do Café