Saiu a 1ª edição deste ano da Revista Museologia e Patrimônio

Publicação on-line de conteúdo gratuito aborda o patrimônio esportivo, destacando artigos sobre Museus do Esporte e textos que mostram identidades culturais

Já está no ar a primeira edição de 2021 da revista eletrônica Museologia e Patrimônio, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Para acessá-la, clique aqui.

Organizado pelos professores doutores Luisa Maria Rocha (UNIRIO) e Luís Henrique Rolim (PUC-RS), o dossiê contido no Vol. 14, Nº 1 (2021) visa a contribuir para o avanço do debate científico-acadêmico em torno da temática Patrimônio Esportivo e Museus do Esporte, proporcionando aos leitores um retrato deste campo pouco explorado pelos pesquisadores da Museologia. Por meio da publicação de textos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a publicação pretende ainda configurar-se como um ponto de partida para aqueles que se interessam pelo tema.

A seção Dossiê, por exemplo, apresenta um texto cujo estudo objetiva analisar os relatórios divulgados pela OS ID Brasil que administra o Museu do Futebol na cidade de São Paulo e correlacioná-lo ao referencial teórico sobre o Turismo Esportivo, oferecendo subsídios para a discussão desses espaços. Intenta-se abordá-los não somente como patrimônios culturais, mas também como atrativos turísticos em seu potencial para a criação de políticas públicas e o fomento ao turismo esportivo.

A pesquisa é de caráter descritivo, tendo como procedimentos metodológicos as análises bibliográfica e documental correlacionados às atividades turísticas de esporte e lazer (produtos, demandas, serviços, atrativos, rotas e itinerários).

 A revista também apresenta textos diversificados nas seções de Artigos e Relatos de Experiências como, por exemplo, o estudo sobre os profissionais que atuam como mediadores de centros e museus de ciência na América Latina, um estudo sobre o Memorial da Universidade Federal Rural de Pernambuco, exposição da verdadeira emancipação no centenário da independência na Bahia, e a floresta como um espaço de produção de identidades culturais e relações com o meio ambiente.

 A edição da publicação tem Marcus Granato e Diana Farjalla Correia Lima como Editores Científicos e Bruno Araújo como Editor Adjunto.

Fonte: Museu de Astronomia e Ciências Afins