Estão abertas as inscrições para o curso Para fazer uma exposição, realizada de forma remota pelo Programa Saber Museu.
O curso foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2018, com foco na necessidade de oferecer orientações básicas e alguns recursos teóricos e metodológicos de concepção, planejamento, execução e avaliação de exposições. Assim, aborda diferentes recursos expográficos tais como suporte, forma, cor, som, iluminação, textura, imagem, texto e outras representações cenográficas.
Concebe a exposição como ferramenta de comunicação, engajamento comunitário, reconhecimento de identidades e valorização da diversidade. Nesse sentido, contribui para a reflexão sobre o papel das exposições, discursos e narrativas na construção de memórias.
O curso é destinado principalmente a profissionais que já atuam ou que queiram atuar em instituições museológicas ou em processos museológicos (como por exemplo, Pontos de Memória). Entretanto, qualquer cidadão com interesse no tema pode realizar o curso.
Conteúdo programático
Com carga horária de 20 horas, o conteúdo do curso foi estruturado em quatro módulos:
Módulo I: O que é uma exposição.
Módulo II: Pensando a exposição, elementos básicos, o conceito, o processo de criação.
Módulo III: Planejando a exposição, estudo dos espaços, recursos expográficos, comunicação visual, conservação e controle ambiental, ação educativa, orçamento, cronograma.
Módulo IV: Executando a exposição, montagem, manutenção, mediação, desmontagem e avaliação.
Para se inscrever, é preciso realizar um cadastro ou estar logado no site da Escola Virtual.Gov. É possível se inscrever a qualquer momento e iniciar o curso imediatamente.
Fonte: Ibram