Saber Museu recebe inscrições para o curso Acessibilidade em Museus

O curso Acessibilidade em Museus, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2019, faz parte do Programa Saber Museu, que recebe inscrições para a atividade on-line gratuita. Para se inscrever, clique aqui.

Com carga horária de 20h/aula, o curso é voltado a profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus, principalmente, arquitetos, museólogos, conservadores e restauradores.

Os museus e espaços culturais têm como uma de suas principais funções a comunicação de seu conteúdo ao público, no entanto, frequentemente apresentam barreiras em seus espaços, estratégias e formas de comunicação.

Compreendendo que a sociedade é diversa e composta por pessoas com diferentes condições e necessidades é preciso eliminar estas barreiras garantindo o amplo acesso aos espaços e ao conhecimento. Neste sentindo, o Instituto Brasileiro de Museus, por meio deste curso, oferece informações básicas sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal aos espaços e conteúdos desenvolvidos pelas instituições museológicas.

Conteúdo programático

O conteúdo foi estruturado nos sete módulos a seguir:

Os diferentes tipos de deficiências e a importância da acessibilidade universal nos museus.

Acessibilidade Universal: histórico; roteiro de visita/circulação acessível; experiência espacial inclusiva; acessibilidade atitudinal.

(In)acessibilidade em Museus: expografia acessível; curadoria de acessibilidade; acesso à informação; mediação e comunicação acessível; atendimento ao público/acessibilidade atitudinal; barreiras físicas, sensoriais e atitudinais.

Recursos e adaptações físicas aplicadas aos espaços de uso público e ao ambiente dos museus. Roteiro de visita/circulação acessível.

Recursos sensoriais e educacionais: recursos sensoriais, acessibilidade em produtos audiovisuais, ações educativas e culturais acessíveis.

Legislações e normativas vigentes no campo da acessibilidade em museus e centros culturais.

Experiências nacionais e internacionais em museus e em centros culturais que promovem a acessibilidade e inclusão de visitantes com deficiências.

Fonte: Saber Museu