Roda de Conversa Museus Históricos e Pedagógicos: Conheça currículo dos participantes

Nos dias 15 e 16 de abril, Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs) realizam uma roda de conversa em encontro virtual objetivando reativar sua articulação enquanto rede. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma ADA, basta clicar no link (https://cem.sisemsp.org.br/loginpage) e realizar o login.

A conversa será feita para traçar o novo perfil das instituições e coletar dados atualizados sobre elas, visando fornecer subsídios ao Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de ações que supram, de fato, as novas necessidades desses museus. Conheça o currículo dos participantes que irão integrar os assuntos abordados:

 Convidados
Letícia Nascimento Santiago
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – UPPM

Possui licenciatura plena e bacharelado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Mirian Midori Peres Yagui
Diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – UPPM

Possui mestrado no Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da USP; pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária pela Flacso-Argentina e Programa de Cooperação Cultural IberCultura Viva; pós-graduação em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura pela USP; pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba e bacharelado em turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como diretora na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Davidson Panis Kaseker
Diretor GTC SISEM-SP da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Mestre em Museologia (USP). Graduado em Letras (USP). Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ES), em Administração de Empresas pela FAAP - Faculdades Armando Álvares Penteado e em Turismo pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina/MinTur. Atualmente é pós-graduando em Gestão Estratégica da Sustentabilidade. Foi secretário municipal da Cultura e Turismo de Itapeva no período de 2007-2012 e desde junho de 2013 é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e desde 2019 membro do Condephaat.
Angelica Policeno Fabbri
Diretora Executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari)

Museóloga, Presidente do COREM 4R por 2 mandatos e Vice-Presidente por mais 2 mandatos. Filiada ao ICOM desde 1986, atualmente é membro do Conselho Fiscal. Atua na área museológica desde 1984, ininterruptamente. Especialista em Arte Educação e Museu pela Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, Pós-Graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, possui Mestrado Profissional (MBA) em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009, está Diretora Executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - Organização Social de Cultura parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Joselaine Mendes Tojo
Coordenadora de ações de apoio ao SISEM-SP da ACAM Portinari

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Artes Plásticas, Técnico em Museus pelo Centro Paula Souza -Parque da Juventude. Pós-Graduação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP "Globalização e Cultura" Desde 2010 trabalha na Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. Desde 2012 é Coordenadora da Equipe de Apoio ao SISEM da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) - Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Maria Ignez Mantovani Franco
Diretora da EXPOMUS

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, Portugal. Diretora da empresa EXPOMUS, atuou em projetos de exposições nacionais e internacionais de arte e cultura brasileira. Desenvolve consultoria em projetos museológicos, socio-educacionais e ambientais, em colaboração com instituições e museus brasileiros e internacionais; lidera e coordena a criação e requalificação de museus no Brasil, e no exterior, além de realizar palestras e conferências de capacitação em museologia e gestão cultural.
Ana Carolina Xavier Avila (Mediadora)
Assistente de ações técnicas da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari

Ana Carolina é museóloga, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo, licenciada em Artes e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, possui formação técnica em Museologia e em Design Gráfico. Detém experiência profissional na área de Museologia, com ênfase em Planejamento Museológico e Gestão de Acervos. Desde outubro de 2010 é Assistente de Ações Técnicas da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a serviço do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Sua pesquisa de mestrado foi desenvolvida sobre o processo de municipalização dos Museus Históricos e Pedagógicos e, desde seu ingresso na Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, realizada atividades especialmente voltadas ao assessoramento técnico aos MHPs.