Rio Tietê é tema de exposição em Porto Feliz

Ação é fruto de parceria entre o SISEM-SP, ACAM Portinari e Prefeitura Municipal

A Casa de Cultura Dona Narcisa Stettener Pires, em Porto Feliz, sedia a partir do dia 30 de março a exposição “Tietê – Rio Móvel, Estrada Líquida – o Rio, o Homem, o Lugar”. A entrada é gratuita, com cerimônia de abertura às 14h.

O projeto, executado pela Engenho Cultural, é uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ACAM Portinari e Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

Trata-se de mais uma iniciativa do programa de apoio às municipalizações dos Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs) paulistas, pois todo acervo da exposição pertence ao MHP das Monções, cujo prédio, também localizado no município, está em processo de restauração.

Assim, o público poderá conferir fotos, documentos e objetos que abordam a importância do Rio Tietê para Porto Feliz e para o estado, as monções e seus feitos, a cultura indígena na região e o Porto das Monções.

“A exposição na Casa da Cultura, da maneira como ela foi pensada, elaborada e montada, permitirá aos visitantes conhecer mais a fundo a importância do Rio Tietê para o desenvolvimento da nossa cidade, da região e das dimensões do nosso país”, afirma o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Porto Feliz, Bruno Mendonça.

Para a diretora do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Renata Cittadin, a mostra é o primeiro sinal de uma grande mudança que está por vir após a reforma do MHP das Monções.

“O novo espaço será mais um motivo de orgulho para Porto Feliz e todo povo paulista. Até lá, a exposição resgata o acervo do museu e o mantém disponível à população. A cultura, de uma forma ou de outra, deve sempre estar de portas abertas.”

“Tietê – Rio Móvel, Estrada Líquida – o Rio, o Homem, o Lugar” funcionará de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 15h. A Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires fica na Rua Tristão Pires, nº 123, no Centro de Porto Feliz.

SERVIÇO

“Tietê – Rio Móvel, Estrada Líquida – o Rio, o Homem, o Lugar”

Onde: Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires

Endereço: Rua Tristão Pires, nº 123, Centro – Porto Feliz (SP)

Abertura: 30 de março (quarta), às 14h Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 15h

Fonte: SISEM-SP e Prefeitura de Porto Feliz