Revolução Russa é tema de evento no Museu Republicano de Itu/USP

Hoje e amanhã (30 e 31), o Museu Republicano de Itu/USP realizará uma série de atividades cuja temática é o centenário da Revolução Russa, ocorrida em Outubro de 1917.

A ideia do evento surgiu a partir dos diversos estudos realizados com a coleção Edgard Carone, professor e pesquisador que se especializou em história da República brasileira e dedicou-se ao estudo do movimento operário e dos partidos de esquerda no Brasil e na Europa.

Durante sua vida acadêmica, o especialista publicou diversos livros sobre essas temáticas e adquiriu outras obras, que resultaram na formação de sua biblioteca, hoje acervo do Museu Republicano.

A coleção de livros é formada por edições nacionais e estrangeiras relacionadas ao marxismo, anarquismo, comunismo e socialismo, além de obras raras de filosofia, ciência política e econômica, história do Brasil e do mundo e clássicos da literatura nacional e estrangeira.

Há também uma documentação textual que reúne correspondência pessoal, coleção de jornais e entrevistas, entre outros materiais.

Todas as atividades são gratuitas e acontecerão na Casa do Barão, localizada na Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu (SP). Serão fornecidos certificados aos participantes.

Confira a programação:

30/10 – 19:30
• Palestra: Lenin e a Revolução Russa: ontem e hoje, pelo Prof. Dr. Luiz Bernardo Pericás (FFLCH/USP);
• Lançamento da edição comemorativa do livro O ano vermelho, de Luiz Alberto Moniz Bandeira;
• Abertura da exposição bibliográfica Revolução Russa na Coleção Edgard Carone.

31/10 – 19:30
• Exibição do documentário Eles se atreveram: a Revolução Russa de 1917;
• Debate com Luccas Eduardo Maldonado (FFLCH/USP), Josuel Rodrigues de Lima (Levante Popular da Juventude), Fabiana Marchetti (FFLCH/USP) e Felipe Castilho de Lacerda (FFLCH/USP).

Informações:
Biblioteca do Museu Republicano de Itu/USP
Telefone (11) 4023-2525, menu 4
e-mail: biblmrci@usp.br
Não há necessidade inscrição

Fonte: Museu Republicano de Itu/USP