Revista Museologia e Patrimônio: Chamada Pública 2022

A Revista Museologia e Patrimônio, periódico eletrônico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PGMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), está com chamada pública para propostas de artigos.

Em 2021, completam-se 30 anos da Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra, constituída em 13 de junho de 1991 em Digne-Les-Bains, na França. A partir dela colocou-se em evidência  um novo patrimônio: o patrimônio geológico, um livro escrito muito antes de nosso aparecimento sobre o Planeta.

Para celebrar esse importante marco para o reconhecimento, a Revista Museologia e Patrimônio abordará, como eixo central, o estudo e a preservação do patrimônio geológico em todo o mundo com o dossiê Por uma memória da Terra: A Geodiversidade como Patrimônio Único, Multifacetado ou Integrado?, organizado por Josiane Kunzler (Fundação Araporã), Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro (Museu da Geodiversidade / UFRJ) e Deusana Maria da Costa Machado (UNIRIO).

O objetivo visa a composição de um material de referência sobre o estado da arte e de avaliação dos avanços e das ausências ao longo dessas três décadas.

Novas nomenclaturas (a exemplo de ‘geopatrimônio’), definições e subdivisões (patrimônio mineiro e patrimônio paleontológico, entre outroso) têm sido propostas e movimentam o campo destacando diferentes perspectivas de verticalização não só do conhecimento, mas também de estratégias e políticas públicas de proteção e promoção.

Isso leva ao questionamento de, se depois de 30 anos, estamos fala-se da mesma memória da Terra, cujos direitos foram reivindicados em 1991. Estamos consolidando o campo ou fragmentando? Quais são os impactos da verticalização dessas fragmentações conceituais para o conhecimento e a preservação do patrimônio?

Com estas questões propostas, os editores esperam receber contribuições de artigos científicos, resenhas e relatos que:

• Proponham uma reflexão acerca do patrimônio geológico/geopatrimônio à luz da teoria do patrimônio;

• Aprofundem a discussão sobre o desenvolvimento/consolidação sobre a Geoconservação / Patrimônio Geológico como um novo campo das Geociências;

• Realizem revisão bibliográfica sobre patrimônio e geodiversidade, apresentando o estado da arte por diferentes perspectivas;

• Foquem na proposição e/ou avaliação de medidas de proteção;

• Discutam o papel e a relevância da musealização (ex situ e in situ) para a preservação, o conhecimento e a promoção do patrimônio geológico;

• Abordem a importância dos etnoconhecimentos para a definição e a gestão do patrimônio geológico.

Instruções Gerais

O prazo para submissão dos artigos é até o dia 22 de setembro.  Todas as propostas deverão ser enviadas por meio do portal da Revista de Museologia e Patrimônio, selecionando a seção “dossiê”.

As diretrizes para submissão dos artigos estão aqui.  As submissões passarão por análise preliminar das editoras quanto à adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da revista.

Fonte: Revista Museologia e Patrimônio