Revista do Arquivo nº 6 convida pesquisadores para o envio de artigos

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Governo e o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) convidam pesquisadores para a Chamada de Artigos à Revista do Arquivo nº 6 — publicação on-line do APESP, a ser lançada no fim de março deste ano.

Os artigos devem ter como tema a “Tecnologia da informação aplicada aos arquivos”. O envio dos trabalhos pode ser feito até dia 15 de fevereiro, para o e-mail: revistadoarquivo@arquivoestado.sp.gov.br.

As normas para publicação estão disponíveis no link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/04/normas_para_publicacao.php

Dente as abordagens possíveis para os artigos, estão: arquivos e tecnologia da informação; arquivos digitais; documentos digitais; preservação de documentos digitais, natos ou digitalizados; sistemas informatizados de gerenciamento arquivístico de documentos; repositórios digitais confiáveis; armazenamento de documentos em nuvem; legislação sobre preservação de documentos digitais; arquivo digital e a questão do acesso; garantia da segurança da informação; ferramentas digitais de descrição arquivística; a diplomática e filologia na era do documento digital; digitalização de acervos; a formação do arquivista ante o uso das novas tecnologias aplicadas; mudança de paradigma na área dos arquivos; ferramentas de difusão de arquivos por meio da rede web; o futuro dos arquivos na era digital; e o direito ao passado no futuro digital.

Chamada para a seção Vitrine

A publicação também convida leitores a contribuírem com crônicas e relatos de experiências dos mais diversos tipos para compor a seção Vitrine da revista. Não é necessária a vinculação do conteúdo com o tema da revista e os textos não devem ultrapassar o limite de 1.000 caracteres.

Sobre a publicação

A Revista do Arquivo é o periódico eletrônico do Arquivo Público do Estado de São Paulo, anteriormente denominada Revista Histórica. A Revista do Arquivo pretende, além da abordagem historiográfica, divulgar temas que circundem os eixos centrais que articulam as instituições arquivísticas (gestão, preservação, acesso à informação, difusão); a produção do conhecimento realizada cotidianamente na instituição; assim como a publicação de artigos de qualquer natureza, que divulguem conhecimentos produzidos a partir do nosso acervo ou de outros arquivos do mundo. A periodicidade da revista é semestral.

SERVIÇO

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Revista do Arquivo
Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana
CEP 02010-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2868-4500
E-mail: revistadoarquivo@arquivoestado.sp.gov.br
ISSN: 2447-908X

Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)